segunda-feira, 6 de maio de 2013

Demonstração de métodos de cultivo de arábica em Guarapari



06/05/2013 - 11h52min

Incaper / Marechal Floriano

As metodologias mais adequadas para o cultivo de café arábica foram apresentadas durante um dia de campo em Guarapari. O encontro técnico foi realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e parceiros.

A Unidade Demonstrativa é a propriedade do cafeicultor Leomar Tadeu Effgen, na comunidade de Bom Jesus. O produtor possui 2.300 pés de café, com quatro cultivares diferentes, numa área de 0,46 hectares. Inicialmente, foram apresentados os custos de produção do arábica, plantado no espaçamento de 2,5 x 0,8 m. Nas explicações, destacou-se a importância de incluir nos cálculos, além dos insumos, a mão de obra familiar empregada na lavoura. “A família trabalhou para na roçada da área, no enleiramento, na marcação, coveamento, adubação e plantio. É um custo que nós temos, e deve ser incluído nessas contas assim como a adubação de cova, de cobertura e foliar”, disse o produtor rural.

As práticas adotadas na lavoura, como a escolha do local de plantio, seleção das cultivares, espaçamento adotado para a cafeicultura de montanha e outras técnicas de cultivo foram apresentadas pelo engenheiro agrônomo do Incaper, Cesar Abel Krohling. “Debatemos também o manejo recomendado das pragas do cafeeiro, principalmente o bicho-mineiro, que é o que causa maiores prejuízos na implantação da lavoura. Falamos ainda sobre as medidas de controle da cercosporiose do cafeeiro via foliar juntamente com a aplicação de micronutrientes”, disse o engenheiro agrônomo do Incaper.

Diversos outros temas foram abordados não apenas pelo Incaper, mas também por outras instituições que participaram da demonstração de métodos. O evento reuniu em torno de 50 produtores rurais da região.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves/Luciana Silvestre/ Milan Salviato
Texto: Juliana Esteves
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper 

Nenhum comentário:

Postar um comentário