quarta-feira, 22 de maio de 2013

Desfile Cívico em Vila Velha contará com policiais militares e civis e o Corpo de Bombeiros



O tradicional desfile cívico em comemoração aos 478 anos da Colonização do Solo Espírito-santense contará com representantes da Polícia Militar (PMES) e Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo. O evento será realizado na quinta-feira (23), na Avenida Estudante José Júlio de Souza, em Itaparica, em Vila Velha, às 8 horas. 

A PMES irá participar com cerca de 180 militares, divididos em pelotões. Unidades especializadas da Corporação também farão parte do grupamento de desfile. Militares em viaturas, bicicletas, motos e quadriciclos passarão pela avenida regidos pela Banda de Música da Corporação.
 
Recursos operacionais como barcos utilizados nas fiscalizações do Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA) também farão parte do desfile. O Batalhão de Missões Especiais (BME) levará a Companhia de Choque e caminhonetes adquiridas recentemente, usadas no atendimento de ocorrências. 

Cerca de 200 alunos de escolas públicas que aprendem música com a Polícia Militar, incluindo estudantes do município de Marechal Floriano, estarão no desfile. Eles fazem parte da Banda Júnior, um projeto social da PMES que visa oferecer aulas de teoria musical, expressão rítmica, canto coral, técnica instrumental, prática de banda e ordem unida. Todo esse aprendizado será praticado pelos alunos durante o desfile cívico.

Empolgação para desfilar é o que não falta aos alunos da Banda. Israel Vieira Belmonte participa do projeto e não vê a hora de desfilar. "Participar do desfile será uma honra, pois considero um dos eventos mais importantes do Estado. Teremos a oportunidade de desfilar tocando ao lado das grandes corporações militares capixabas”, disse Israel, que mora em Morada da Barra, região da Grande Terra Vermelha, em Vila Velha. 

Polícia Civil

O Grupo de Operações Táticas (GOT) da Polícia Civil promete algumas surpresas para público que for conferir o desfile.  O grupo levará para o evento 24 policiais, oito viaturas, duas motos, além de dois cães farejadores treinados e utilizados pelos policiais nas operações. Quem for ao evento presenciará a exibição de uma técnica de patrulha do GOT.

Outra apresentação preparada para o público será a de um atirador em cima da viatura exibindo o armamento – um fuzil 556. Além da apresentação da bandeira do Got, o desfile contará com as bandeiras do Brasil, Espírito Santo e da Polícia Civil.
 
Medalha Vasco Fernandes Coutinho

Na Polícia Militar do Espírito Santo, a medalha “Vasco Fernandes Coutinho” é conferida aos policiais militares por valiosos serviços ou ações meritórias prestados à Corporação ou à sociedade capixaba.

Autoridades civis que tenham se destacado na vida pública ou tenham prestado à Corporação e ao seu pessoal, serviços considerados de excepcional relevância ou cujas iniciativas beneficiem a PMES, também podem ser condecoradas.

Durante a solenidade, militares e civis serão condecorados com a medalha. “Além de comemorar essa data histórica que marca a colonização do Solo Espírito-santense com o tradicional desfile militar, será um momento de reconhecer policiais militares e autoridades civis que prestaram serviços de relevância para a sociedade capixaba”, disse o comandante da PMES, coronel Edmilson dos Santos. 

Vasco Fernandes Coutinho foi o primeiro mandatário da Capitania Hereditária do Espírito Santo, responsável por sua colonização e povoação.
 
Corpo de Bombeiros

Viaturas usadas para combater incêndios e equipamentos operacionais e de socorro utilizados pelo Corpo de Bombeiros Militar irão compor o desfile da tropa no Dia da Colonização do Solo Espírito-santense. 

O grupamento motorizado será comandado pela 2ª Companhia do 1º Batalhão que desfilará com 15 viaturas, conduzidas por alunos do Curso de Habilitação de Sargentos (CHS) e do Curso de Habilitação de Cabos (CHC). 

Carros usados em atividades de combate a incêndios florestais e urbanos, captura e extermínio de insetos, atendimento pré-hospitalar, salvamento em alturas, corte de árvores, mergulho e de busca e salvamento aquático farão parte do desfile.

Entre os recursos operacionais está uma viatura histórica de origem inglesa da empresa Merry Weather, fabricada em 1927. Trata-se da viatura de combate a incêndio mais antiga do Corpo de Bombeiros, adquirida em 1929, sendo uma verdadeira relíquia que foi totalmente reformada para fazer parte do museu do Corpo de Bombeiros Militar.

O Auto Bomba Tanque e Salvamento, com capacidade de 4000 litros de água também será levado ao desfile. Ele é destinado ao combate de incêndios urbanos e florestais, e ocorrências diversas de busca e salvamento, como na retirada de pessoas presas às ferragens de um veículo acidentado.

Demais caminhões com grande capacidade de armazenamento de água e viaturas destinadas ao atendimento de ocorrências diárias, tais como corte de árvores, apoio em ocorrência no transporte de materiais, realização de perícias de incêndios e explosões, além de viaturas da Defesa Civil e motocicletas farão parte do desfile do Corpo de Bombeiros.


Informações à Imprensa: Diretoria de Comunicação PMES Dalila Travaglia / Christiano Mattos Tels.(27) 9607-2978 / 8802-3326 / 3636-1573 E-mail: comunicapmes@gmail.com Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Tenente Coronel Tomazelli - Soldado Karolina - Soldado Zucoloto Tel.: 3137-4434 / 9711-0660 Email:bm5emg@yahoo.com.br Informações à Imprensa: Letícia Passos (27) 9846-1111 / 3636-1574 Email: comunicabmes@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário