quarta-feira, 15 de maio de 2013

Dezenas de pessoas se reúnem para dizer basta à violência sexual infantojuvenil em Vitória


Diego Alves

apresentação cras
Alunos do Circuito Cultural de São Pedro fizeram uma apresentação de percussão na quadra
Diego Alves
Crianças
Crianças participaram de animadas atividades na quadra da Ilha de Santa Maria
Cerca de 100 pessoas participaram da mobilização pelo fim da violência sexual contra crianças e adolescentes na quadra da Ilha de Santa Maria, na manhã desta quarta-feira (15). A programação contou com apresentações de percussão do Circuito Cultural de São Pedro e exibição de balé do projeto Caminhando Juntos (Cajun) de Consolação.
O objetivo era compartilhar com a sociedade conhecimentos sobre a violência sexual contra o público infantojuvenil, encorajando as pessoas a denunciar e, assim, contribuir para a redução dos índices desse crime.
Para a assistente social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Bento Ferreira, Glenda Reis, a mobilização é considerada de extrema importância para que o movimento de defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes cresçam em todos os ambientes da sociedade. "A intenção é fazer com que a sociedade faça uma reflexão sobre a garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes, em especial o direito a um desenvolvimento sexual saudável".
Segundo a conselheira do Conselho Tutelar de Maruípe Rosenita Pereira, toda a população deve ser estimulada a denunciar esse tipo de crime, já que se trata de um problema social.
"Esse é um crime que precisa ser combatido não só pelo Governo, mas também pela sociedade. Que ela possa nos ajudar realizando a denúncia. É por isso que estamos com esse trabalho de prevenção, para que a comunidade esteja alerta sobre os riscos que a criança e o adolescente estão correndo. É de fundamental importância a denúncia de qualquer tipo de violência", disse.
Estiveram presentes na mobilização a rede socioassistencial dos territórios do Cras Consolação, Cajuns Jaburu e Consolação, Conselho Tutelar de Maruípe, Unidade de Saúde de Ilha de Santa Maria, Projovem Consolação, representantes do Instituto João XXIII e as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Luis Carlos Grecco.
Outros atores sociais também realizarão atos públicos na tarde desta quinta-feira (16), das 13 às 16 horas, na praça Costa Pereira, no Centro, onde haverá medição de pressão arterial, atividades para crianças e apresentação do documentário sobre a menina Araceli.

18 de maio

Em 18 de maio de 1973, a menina capixaba Araceli Cabrera Crespo, de apenas 8 anos, foi drogada, espancada, estuprada e morta por jovens da alta sociedade.
O martírio de Araceli significou tanto que o dia 18 de maio, data em que ela desapareceu em Vitória, transformou-se no Dia Nacional de Combate ao Abuso, à Violência e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Diego Alves
kickboxer, cras
Participantes assistiram a uma exibição de kickboxing no local
Diego Alves
Rosenita Pereira
Conselheira Rosenita Pereira incentiva as pessoas a denúnciar os casos de violência

Nenhum comentário:

Postar um comentário