sexta-feira, 24 de maio de 2013

DIA DO TRABALHADOR RURAL: EM COLATINA HÁ UMA SÉRIE DE AÇÕES E INCENTIVOS PARA O TRABALHO NO CAMPO


24/05/2013 - Neste sábado (25), será comemorado o Dia do Trabalhador Rural. São milhares deles que trabalham todos os dias, cuidando da terra, com jornada incerta que varia conforme o ciclo das safras.  Há também aqueles que trabalham como tratoristas, capatazes, vaqueiros, veterinários e muitos outros.

É por causa do trabalho deles que chegam até a nossa mesa os alimentos que mais gostamos de comer. Eles são peças importantes no desenvolvimento econômico e social.

Para o prefeito de Colatina, Leonardo Deptulski, reconhecer o trabalho do homem do campo é, sobretudo, destacar a história municipal de nossos agricultores, que por meio do trabalho árduo contribuíram para a construção de Colatina.

“Neste dia é necessário não somente dar os parabéns a esses profissionais, mas agradecer pela contribuição deles para o crescimento de nossa cidade, e de nosso país”, destacou Leonardo.

Desenvolvimento Rural

Em Colatina o trabalhador do campo conta com uma série de projetos para melhorar sua produtividade e reforçar a qualidade de vida da população que mora no interior. Por meio de ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, os produtores têm incentivos para continuar com o trabalho na terra.

Buscando melhorar a produtividade, além de ter um ganho na qualidade do café Conilon, a Prefeitura de Colatina realiza há três anos o Seminário de Qualidade do Café Conilon. Durante o evento são ensinadas as técnicas e estudos voltados para esta melhoria. Além disso, o produtor é estimulado com o Concurso de Qualidade do Café Conilon em Colatina, que possui o objetivo de incentivar os agricultores da região a investir cada vez mais na qualidade da produção.

Já o agropecuarista também conta com incentivos como a realização da Feira de Touros e Feira de Vacas e Novilhas, buscando realizar o melhoramento genético do rebanho em Colatina. Além disso, alguns pecuaristas também contam com o Programa Mais Leite, que estimula a melhoria e aumento da produção leiteira.

Existe ainda o Programa de Diversificação, que já distribuiu entre os produtores de Colatina mudas e sementes de manga, uva, eucalipto, milho e abacaxi. Outro incentivo, foi a criação da Casa do Mel  e a inauguração da Agroindústria de Polpa de Frutas.

Para incentivar a comercialização dos produtos, o agricultor conta com a Ceasa Noroeste. Inaugurada em 2009, a Ceasa busca fomentar a agricultura regional e propiciar o fortalecimento econômico e social da região. No ano de 2012, a central fechou com balanço de mais de 40 milhões de quilos de produto.

O produtor colatinense ainda conta com duas feiras livres, uma no Centro e outra no bairro São Silvano. No total, cerca de 600 feirantes participam das feiras. Além das folhagens, leguminosas, frutas, ovos e frangos, também são comercializados vários outros produtos.

Na Secretaria o produtor ainda pode contar com cursos de capacitação, fortalecimento de cooperativas, construção de barragens, Programa de Convivência com a Seca, entrega de equipamentos como motoniveladoras, secadoras e despolpadoras de café , além de abertura e manutenção de estradas e construção de pontes.

Mais informações sobre os programas oferecidos ao trabalhador rural:

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural
End.: Rua Melvin Jones, 90, bairro Esplanada.
Fone: (27) 3177-7059

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário