sexta-feira, 3 de maio de 2013

Domingo na Praça atrai cada vez mais público para a Beira Rio em Cachoeiro


Publicada em 03 de maio de 2013

Moradores de bairros mais distantes da área central também participam do projetoMoradores de bairros mais distantes da área central também participam do projeto

Um espaço ao ar livre, voltado para o lazer, a convivência e a prática de atividades físicas. Essa é a proposta do projeto Domingo na Praça, promovido pela prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, desde o dia 24 de março, na avenida Beira Rio.

O trânsito é fechado das 7h30 às 12h, na rua Siqueira Lima (em frente à loja Dadalto, no centro) até a rua Pedro Dias (em frente à ponte de pedestres “Governador João Bley”). O trecho, com cerca de 700 metros, fica livre para a prática de esportes e recreação em família, com toda segurança. Cavaletes e fitas são usados na demarcação do local.

As crianças, sempre em grande número, aproveitam para, acompanhadas dos pais, andar de bicicleta, patins, carrinho e skate. Há também quem use o trecho para caminhar e correr. Com a movimentação criada pelo projeto, a praça de Fátima também é bastante utilizada, inclusive a Academia Popular, que conta com instrutor em parte do período da manhã.

O novo espaço de lazer agora faz parte do calendário permanente de atividades da prefeitura. “O resultado é surpreendente e supera bastante nossas expectativas. A cada domingo aumenta o número de pessoas que comparecem. E todos aprovam a iniciativa. Sem dúvida é um projeto que tem dado certo”, destaca o secretário municipal de Esporte e Lazer, Danilo Paiva.
O secretário afirma ainda que o Domingo na Praça atrai moradores não só da região central da cidade, mas também de bairros mais distantes, como IBC, Aeroporto e vários outros. “Somando os últimos dois domingos de abril, cerca de 1.800 pessoas foram à avenida Beira Rio para lazer, descontração e interatividade. Ao todo, mais de 3 mil pessoas já participaram do projeto, que integra as famílias, já que é um espaço em que pais e filhos podem se divertir juntos, o que promove a cultura da paz”.

A pista só é liberada para acesso ao estacionamento para os clientes dos restaurantes próximos ao ponto de táxi. Em caso de chuva forte, não há atividades e o trânsito é liberado.
Veja como fica o trânsito durante as atividades! 
Carros e motos
Quem está no centro e precisa acessar a avenida Beira Rio tem que seguir até a Ponte Municipal (Cristo Rei), passar pelas ruas Pinheiro Júnior e Samuel Levy até a ponte Juscelino Kubitschek (próximo ao Teatro Rubem Braga) que leva à avenida Beira Rio. O trânsito na ponte Carin Tanure (ao lado da Dadalto) funciona em mão e contramão. Por isso, quem passa em frente à praça Jerônimo Monteiro e segue em direção ao centro tem que virar à direita e acessar a ponte. Quem desce pela rua Rui Barbosa (ao lado do Banco do Brasil, no centro), tem que acessar a rua Costa Pereira, à direita, em direção à catedral. Nesse caso, não é permitido descer em direção à praça Jerônimo Monteiro.
Transporte público coletivo
Linhas intermunicipais:
Os ônibus que fazem o sentido Rodoviária Gil Moreira – avenida Beira Rio vão contornar na praça Gilberto Machado (Unimed), subir novamente a Lacerda de Aguiar para acessar a região da Selita e descer pelo bairro Basileia. Em seguida, acessam a rua Pedro Dias (em frente à Ponte de Pedestres) para chegar à Rodoviária do Interior (próximo ao Teatro Rubem Braga), na avenida Beira Rio.
Linhas municipais:
Os ônibus que vêm dos bairros Sumaré e Amarelo terão que entrar na Ponte Municipal (Cristo Rei), seguir pela rua Samuel Levy e acessar a avenida Beira Rio pela ponte Juscelino Kubitschek (próximo ao teatro Rubem Braga).


------------------------------
Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário