sexta-feira, 17 de maio de 2013

EDP Escelsa alerta que mais de 8 mil famílias em Cachoeiro de Itapemirim tem direito ao desconto na conta de luz


Durante a Ação Global, que acontece neste sábado, 18, os moradores poderão se cadastrar na Tarifa Social e passar a receber o desconto
Vitória, 17 de maio de 2013 – Segundo levantamento realizado pela EDP Escelsa, distribuidora de energia elétrica do grupo EDP, o município de Cachoeiro de Itapemirim tem cerca de 8.110 famílias inscritas no Cadastro Único do Governo Federal, que garante benefícios como o Bolsa Família. Essas mesmas famílias podem ter o direto ao desconto na conta de luz por meio da Tarifa Social de Energia Elétrica, no entanto, como ainda não realizaram o cadastro na EDP Escelsa não estão recebendo o benefício.
Buscando atender a todos esses clientes, neste sábado, 18, a EDP Escelsa participa da edição Ação Global, que será realizada no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, bairro Aeropoto, em Cachoeiro de Itapemirim, e, no local, as famílias poderão se cadastrar na Tarifa Social, programa do Governo que garante desconto na conta de luz, receber orientações sobre suas faturas de energia elétrica, verificar e negociar débitos.
A EDP Escelsa estará presente no evento com uma tenda, onde os moradores que possuem o Cadastro Único (“Bolsa Família”) poderão, munidos do número do NIS (Número de Identificação Social) e dos documentos originais (CPF e carteira de Identidade), se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica.
A Tarifa Social é um desconto concedido na conta de energia para os primeiros 220 kWh consumidos mensalmente por clientes residenciais, classificados na subclasse baixa renda. O benefício é aplicado somente a uma unidade consumidora por família.
“O percentual de desconto varia de acordo com a faixa de consumo. Por exemplo, para uma conta média de 150 kWh por mês o desconto no valor é de aproximadamente 33%. A conta de  energia elétrica não precisa estar no mome do titular do CadÚnico”, informa o gestor Executivo da EDP Escelsa, Amadeu Wetler.
No campo da verificação e negociação de débitos, os interessados poderão avaliar as propostas da EDP Escelsa, que terão um diferencial de uma negociação personalizada de acordo com o cliente e com condições especiais de pagamento, como, por exemplo, juros reduzidos do parcelamento e um prazo ampliado para o acerto dos valores devidos.
“A negociação de débitos, além de possibilitar a negociação de dívidas é um importante instrumento de inclusão social e proporcionará a recuperação dos clientes que estão fora do sistema da Distribuidora, tais como os desligados e os religados clandestinamente, os populares “gatos”, que prejudicam a todos os cidadãos e é prática perigosa, que pode colocar em risco a vida das pessoas”, informa o gestor Executivo da EDP Escelsa, Amadeu Wetler.
Além disso, a EDP Escelsa destaca que a ligação clandestina pode provocar sobrecarga na rede elétrica com prejuízo para a população, que sofre com a interrupção do fornecimento do sistema para suas residências e vias públicas e, também, acidentes mais sérios, como a morte do infrator, ou outros, pois os cabos da rede elétrica, na maioria dos casos, estão ligados nas “redes vivas”, ou seja, com energia sendo transmitida.
O furto de energia, assim como o de cabos, é um crime previsto no Artigo 155 do código Penal Brasileiro – Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 01 (um) a 04 (quatro) anos, e multa.

DICAS IMPORTANTES
- O Cadastro Único (Cadúnico) é utilizado para a inscrição de famílias que participam dos Programas Sociais do Governo Federal. Este documento, contém o NIS (Número de Identificação Social).
- Para se inscrever na Tarifa Social, o consumidor que já tem o NIS, ou seja, está incluído no Cadastro Único, deve se dirigir à uma agência de atendimento da EDP Escelsa munido dos documentos originais (CPF e carteira de Identidade) e atualizar o cadastro junto à Distribuidora.
- As famílias de baixa renda, que ainda não têm o cadastro no NIS, devem procurar a Prefeitura de sua cidade para se inscrever no Cadastro Único.
- É importante ressaltar que o nome do titular da conta de energia elétrica não precisa ser o mesmo inscrito no Cadastro Único, por exemplo, em uma família a fatura de energia pode estar no nome do homem e o NIS tendo como titular a esposa, neste caso, o desconto é concedido normalmente. O benefício é aplicado somente a uma unidade consumidora por família.
- A Tarifa Social é um programa do Governo Federal e é válida para todas as famílias do Espírito Santo, ou seja, moradores de outros municípios que ainda não possuem o benefício devem se dirigir à uma agência de atendimento da EDP Escelsa munido dos documentos originais (CPF e carteira de Identidade) e atualizar o cadastro junto à Empresa.

Serviço
Data: 18 de maio
Local: Parque de Exposições Carlos Caído Barbosa, no bairro Aeroporto, em Cachoeiro de Itapemirim
Horário: das 8h às 16 horas
Sobre a EDP Escelsa  A EDP Escelsa é distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP, com atuação no Espírito Santo. Atualmente atende a 1,345 milhão de unidades consumidoras, em  70 municípios capixabas.
Sobre a EDP Energias do Brasil – EDP Energias do Brasil, que adota a marca EDP, é a holding que consolida ativos de energia elétrica nas áreas de geração, comercialização e distribuição (EDP Bandeirante e EDP Escelsa). É controlada pela EDP Energias de Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário