terça-feira, 28 de maio de 2013

EDP Escelsa reforça dicas eficientes para economia na conta de luz em comemoração ao Dia Mundial da Energia



Vitória, 28 de maio de 2013 – Em comemoração ao Dia Mundial da Energia, nesta quarta-feira, 29, a EDP Escelsa, distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP, oferece dicas para lembrar a importância de economizar energia, evitando o desperdício e, consequentemente, reduzindo o valor da conta de luz, diminuindo o impacto ambiental e preservando os recursos naturais.
Quando o assunto é a iluminação de ambientes, entre as dicas que podem ser adotadas em casa ou no escritório, o gestor Executivo da EDP Escelsa, Amadeu Wetler, orienta a troca das lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou de LED, e o aproveitamento da luz solar.
“Mais duráveis e econômicas, as lâmpadas fluorescentes ou de LED podem ser usadas na cozinha, garagem, área de serviço e em qualquer outro cômodo da casa ou de um escritório, por exemplo. Além disso, durante o dia, evite deixar as luzes acesas, abra as janelas, persianas e cortinas. A economia será certa”, destaca Wetler.
Entre os eletrodomésticos, quando o consumidor for optar pela troca, a prioridade deve ser voltada para a substituição de geladeiras e os aparelhos de ar-condicionado mais antigos, que devem ser descartados de forma ambientalmente correta e não doados para outras famílias, pois podem acabar tornando-se vilões no desperdício de energia e, consequentemente, na conta de luz do cliente.
“No caso das geladeiras, que ficam ligadas 24 horas, é muito importante observar se o equipamento possui o selo “A” do Procel. Isso significa que elas consomem menos energia, e possuem a mesma eficiência. Além disso, mantenha em perfeito estado a borracha de vedação da porta. Um teste a ser feito é verificar se o atrito causado pela porta fechada é capaz de segurar uma folha de papel, por exemplo”, orienta o gestor da EDP Escelsa.
Tomar banho com a água bem quente é bom. No entanto, manter a chave do chuveiro elétrico na posição “Verão” economiza 30% mais energia do que se estiver na posição “Inverno”. Os consumidores devem evitar, ainda, deixar os equipamentos eletrônicos em modo stand by, pois eles também consomem energia. Se a casa ficar vazia por um longo espaço de tempo, o recomendado é desligar todos os aparelhos. O mesmo vale para aqueles que gostam de dormir com o televisor ligado. O ideal é programar o equipamento para desligar automaticamente por meio do timer.

Confira outras dicas de economia
- Substitua uma lâmpada incandescente por uma lâmpada fluorescente compacta ou de LED equivalente (de alta eficiência);
- Verifique o consumo de energia de cada equipamento antes de comprá-lo. Priorize eletrodomésticos que ganharam o selo Procel. Eles consomem menos, e possuem a mesma eficiência.
- Desligue os aparelhos no botão, em vez de desligar no comando;
- Sempre que possível, seque a roupa ao sol e/ou vento;
- Crie o hábito de desligar a luz sempre que sair de um cômodo;
- Depois de carregar aparelhos como celulares, MP3 ou máquinas fotográficas retire o carregador da tomada, caso contrário, continuarão a gastar energia;
- Tomadas quentes são sinônimo de desperdício. Por isso, evite o uso de benjamins.
 - Para os chuveiros elétricos manter a chave do chuveiro elétrico na posição “Verão” economiza 30% mais energia do que se estiver na “Inverno”.
- No caso das geladeiras e freezers instalem os aparelhos em locais bem ventilados, longe do fogão, aquecedores e áreas expostas ao sol. Deixar espaço mínimo de 15 cm dos lados, acima e no fundo do aparelho, em caso de instalação entre armários e paredes.
- Não abra a porta da geladeira sem necessidade ou por tempo prolongado.
- Para ar-condicionado não consumir mais energia do que o necessário, o recomendado é deixar todas as portas, janelas, persianas e cortinas fechadas, para evitar a entrada do calor no ambiente e forçar a capacidade do aparelho.

Portal interativo para conscientizar
Buscando conscientizar as crianças e adolescentes sobre o tema energia e consumo eficiente, a EDP Escelsa desenvolveu o projeto Boa Energia nas Escolas, que conta com um site totalmente interativo e lúdico como uma de suas ferramentas educacionais.
Jogos como o labirinto “Ajude o Edson”, que remete ao inventor da lâmpada elétrica incandescente, Thomas Edson, e o jogo de tabuleiro “Wats” na qual ganha a equipe que economizar mais energia, são encontrados no portal. O jovem também encontra explicações sobre os diversos tipos de energia existentes, como a estática, cinética, térmica, etc.
O portal também possui curiosidades como a invenção da primeira pilha e do para-raio, além de explicação sobre o caminho da energia, desde a sua geração até o momento em que chega a casa do consumidor. Na aba “Bom uso da Energia”, dicas para utilizar da forma correta os equipamentos dentro de casa e também na hora de comprar um novo aparelho.
Para mais informações sobre o programa Boa Energia nas Escolas da EDP Escelsa acesse:
http://www.boaenergianasescolas.com.br/escelsa/nossaturma.php

Dia Mundial da Energia
Criado em 1981, numa iniciativa da Direção Geral de Energia (em Portugal), o Dia Mundial da Energia é comemorado em 29 de maio. Esta comemoração tem por finalidade sensibilizar e motivar as pessoas quanto à necessidade de poupar energia e a importância de preservar os recursos naturais.

Sobre a EDP Escelsa  A EDP Escelsa é distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP, com atuação no Espírito Santo. Atualmente atende a 1,345 milhão de unidades consumidoras, em  70 municípios capixabas.
Sobre a EDP Energias do Brasil – EDP Energias do Brasil, que adota a marca EDP, é a holding que consolida ativos de energia elétrica nas áreas de geração, comercialização e distribuição (EDP Bandeirante e EDP Escelsa). É controlada pela EDP Energias de Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário