quinta-feira, 2 de maio de 2013

EM CACHOEIRO, Sala do Empreendedor supera expectativas em número de atendimentos



Publicada em 02 de maio de 2013
É crescente a formalização de negócios em Cachoeiro de Itapemirim. A cada dia são pelo menos dois novos empreendedores legalizadosÉ crescente a formalização de negócios em Cachoeiro de Itapemirim. A cada dia são pelo menos dois novos empreendedores legalizados

Mês a mês cresce a formalização de negócios em Cachoeiro de Itapemirim. É o que apontam dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec). Os quatro primeiros meses deste ano superaram o mesmo período do ano passado em relação aos atendimentos realizados pela Sala do Empreendedor, criada pela prefeitura para facilitar a legalização de pequenos negócios. Lá, são formalizados em média mais de dois por dia.
O crescimento do número de atendimentos na Sala do Empreendedor é de 88% na comparação com 2012. De janeiro a abril do ano passado, foram realizadas 355 consultas de viabilidade técnica e econômica para abertura de negócio. Nos primeiros quatro meses deste ano, foram feitas 666 análises.
“Esse resultado extremamente positivo é fruto das condições criadas para novos negócios, com políticas e ações de incentivo. É a prova de como tem vigor, é dinâmica nossa economia e como o município é tecnicamente viável, possui vocação para novos negócios, especialmente a prestação de serviço. A Sala do Empreendedor desburocratiza a formalização de empresas. Por isso, a procura só aumenta”, avalia o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho.
As formalizações – inclusões no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) – passaram a ser feitas na Sala a partir de agosto do ano passado. Até então, eram realizadas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). E a cada mês, os números são superados. Em janeiro deste ano foram 45 formalizações, em fevereiro 65, em março 68 e em abril 72.
Outro aspecto que os profissionais avaliam é se o local escolhido para instalação de uma empresa tem a permissão da prefeitura, de acordo com critérios do Plano Diretor Municipal.
Na Sala do Empreendedor também são fornecidas informações a respeito de capacitação e linhas de crédito, trabalho realizado em parceria com o Sebrae e com o Nossocrédito.
Quem opta por se formalizar como empreendedor individual, entre outras vantagens passa a emitir nota fiscal – o que permite fornecer produtos e serviços para órgãos públicos – e tem mais facilidade no acesso a crédito bancário. Além disso, adquire direito a benefícios previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença e licença maternidade.
Depois das análises, é realizado o registro no programa Empreendedor Individual (EI) e aprovada a inscrição no CNPJ. Em alguns casos, a formalização leva apenas dois dias. O atendimento é gratuito.
Os novos empreendedores também recebem os carnês para pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). “Esse documento condensa os impostos que o empreendedor precisa pagar, como ISS, INSS e ICMS. Por isso, facilita bastante a vida de quem opta por essa modalidade de empresa”, avalia Ricardo Coelho.
Referência para abertura ou legalização de pequenos negócios
A Sala do Empreendedor é referência para quem quer legalizar ou abrir um pequeno negócio. Bares e lanchonetes, salões de beleza, mercearias e vendedores de roupa estão entre as atividades para as quais há mais procura por formalização.
Onde fica
Mercado São João, bairro Amarelo, área central de Cachoeiro
Atendimentos: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h


------------------------------
Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário