segunda-feira, 27 de maio de 2013

Em Vitória famílias do Cruzamento e Forte São João têm suas casas reconstruídas


Divulgação Sehab
Mulher em frente à casa
Dona Conceição de Assis realizou o sonho de ter a sua casa reconstruída
Mulher na janela de casa
A aposentada Jovelina de Oliveira comemorou a entrega de sua casa
Três famílias que antes moravam em barracos de madeira - duas do Cruzamento e uma do Forte São João - puderam comemorar na manhã desta segunda-feira (27) a entrega de suas casas totalmente reconstruídas pela Prefeitura de Vitória.
Uma felicidade em dose dupla para a família Oliveira, já que mãe e filha realizaram juntas o sonho de ter suas casas reconstruídas. "A casa nova ficou muito boa. Antes, eu morava em um barraco de dois cômodos onde, se chovesse, entrava água. Teve uma hora que o telhado e o chão começaram a ceder e o barraco foi caindo. Fiquei desesperada dentro de casa com meus filhos pequenos. Agora, eu poderei morar sossegada sabendo que não há risco de o teto desabar na minha cabeça", disse Rachel de Oliveira, que irá morar na casa nova com os três filhos e três netos.
A mãe de Rachel, a aposentada Jovelina de Oliveira, também comemorou a entrega de sua casa, que fica bem pertinho da filha. "Agora pode chover, pode dar aquela ventania louca, o que for. Minha casa está forte e protegida. Na casa antiga, quando chovia, molhava tudo por dentro", explicou.
Para o secretário municipal de Habitação, Sérgio Sá, o objetivo principal do projeto Reconstrução é garantir condições adequadas de habitabilidade aos munícipes. "Garantimos as condições de habitabilidade dessas famílias por meio da demolição dos barracos de madeira e a construção no mesmo local de uma moradia segura e confortável para o munícipe".
As casas que foram entregues seguem o padrão do programa Terra Mais Igual e possuem dois quartos, varanda, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Um sonho realizado para a munícipe Conceição de Assis Pereira. Moradora de Forte São João, ela também recebeu a casa nova. "Deus me abençoou com essa casa. Estou tão feliz. Antes, a casa era tão feia, pequena, cheia de infiltrações. Mas agora estou apaixonada pela minha casinha nova", disse, emocionada.
Além das três casas, 58 já foram entregues apenas na região da Poligonal 2 e mais oito estão sendo construídas e devem ser entregues nos próximos dois meses. "As casas que nós entregamos garantem a segurança e uma moradia digna para nosso munícipe. É sempre uma satisfação muito grande fazer parte da realização de um sonho dessas famílias", afirmou o engenheiro do Terra Mais Igual Carlos Gilberto Closs.

Melhorias

As melhorias habitacionais do programa Terra Mais Igual são baseadas na lei municipal 6.967/2007 e correspondem às reconstruções, onde as casas construídas com material inadequado são demolidas e a Prefeitura de Vitória constrói uma nova moradia no terreno, e às reformas, nas quais a edificação é mantida e recebe uma série de serviços, como chapisco, reboco, pintura, conserto de telhado, entre outros. O município é o responsável por toda a despesa da obra e o beneficiário não tem nenhum tipo de custo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário