terça-feira, 14 de maio de 2013

Em Vitória mutirões já retiraram mais de 11 mil toneladas de lixo dos bairros neste ano



André Luiz Silva Sobral
Homens jogando lixo em caminhão
Garis fazem recolhimento de resíduos em terreno que funcionava como ponto irregular de lixo
Para deixar a cidade ainda mais limpa e organizada, a Prefeitura de Vitória realizou mutirões em 45 bairros neste ano. Nestes cinco primeiros meses de 2013, foram coletadas 11.736 toneladas de lixo na capital. As ações também aconteceram em outros trechos do município. Apenas na baía de Vitória, que é limpa de três em três meses, foram recolhidas 74 toneladas de resíduos.
Dos 24 mil bueiros (caixas-ralo) que existem em Vitória, 13.850 foram limpos de janeiro a maio. Deles, foram retiradas 294 toneladas de lixo. "A manutenção da cidade é periódica. De 20 em 20 dias, as caixas-ralo são limpas e sempre há muito resíduo a ser retirado", explicou o secretário municipal de Serviços, Alex Mariano.
Nos mutirões, são feitas a capina e a varrição nas ruas dos bairros. Também há o recolhimento de resíduos em pontos irregulares de lixo. Atualmente, há mutirões sendo realizados nos bairros Jesus de Nazareth, Morro de São Benedito e Santa Helena (parte baixa).
Os bairros e trechos que já receberam a ação em 2013 são: Centro, Vila Rubim, Forte São João, Santa Tereza, Morro do Quadro, Cabral, Ilha do Príncipe, Universitário, Alagoano, Caratoíra, Inhanguetá, Jesus de Nazareth, Fradinhos, Romão, Cruzamento, Ilha de Santa Maria, Bairro de Lourdes, Jaburu, Andorinhas, Morro do Macaco, São Cristóvão, Bairro da Penha, Tabuazeiro, Maruípe, São Benedito, Santa Cecília, Santos Dumont, Joana D'arc, Praia do Canto, Ilha do Boi, Praia do Suá, Santa Lúcia, Enseada do Suá, Maria Ortiz, Jabour, Mata da Praia, Goiabeiras, Jardim da Penha, Resistência, Nova Palestina, Ilha das Caieiras, Conduza, Conquista, Jardim Camburi, baía de Vitória, rodovia Serafim Derenze e avenidas Vitória, Beira-Mar e Marechal Campos.
Elizabeth Nader
Funcionários da PMV no mutirão contra dengue no bairro Goiabeiras
Funcionário dirige retroescavadeira para retirar resíduos e móveis durante mutirão de limpeza

Fala Vitória 156

O morador que necessitar dos trabalhos da Secretaria Municipal de Serviços (Semse) deve ligar para o Fala Vitória 156. Nessa central, o atendimento ao cidadão é feito de segunda a domingo, das 6 horas à meia-noite, incluindo feriados. As demandas são encaminhadas aos setores competentes para resolução.
Podem ser solicitados serviços de limpeza de pontos de lixo em via pública e outros logradouros, varrição, lavagem de ruas, escadarias, praças e feiras livres, bem como o recolhimento de animais mortos nas ruas. Também podem ser feitas reclamações sobre terrenos sujos, cheios de mato e lixo.
"Hoje, a média de atendimento para as demandas é de 15 dias, embora, dependendo da urgência, o pedido possa ser tratado de imediato", explicou Alex Mariano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário