segunda-feira, 20 de maio de 2013

Enem será aproveitado em novos cursos da UAB



O Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Itapemirim se prepara para oferecer novas vagas em cursos à distância. A previsão é de que as turmas sejam criadas ainda este ano ou até, no máximo, início do ano que vem. Quem tiver interesse em concorrer a uma vaga deve ficar atento quanto ao prazo de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pois, dependendo do curso, a nota obtida neste exame é completamente aproveitada para definir a classificação dos candidatos.
As inscrições para o Enem-2013 começaram na última segunda-feira (13) e seguem até o dia 27 deste mês, no endereço eletrônico www.enem.inep.gov.br. A taxa de inscrição é de R$ 35, mas estarão isentos alunos do último ano do Ensino Médio de escolas públicas e quem declarar carência no ato da inscrição. Neste último caso, a isenção deverá ser previamente autorizada. As, as provas do Enem serão realizadas nos dias 26 e 27 de outubro em diversas cidades do país.

Itapemirim participa de Encontro para discutir ensino superior
Representantes do município de Itapemirim participaram, no último dia 3, do III Encontro Ufes/Ifes/UAB, Mantenedores e Coordenadores de Polos UAB do Espírito Santo. O evento foi realizado no Cine Metrópolis da Ufes, em Vitória, e contou com a participação de todos os municípios credenciados no sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O encontro teve como principal objetivo estreitar a parceria entre os mantenedores de polos e as instituições federais de ensino superior do Estado.
De Itapemirim, estiveram presentes o prefeito Luciano de Paiva, a secretária de Educação e vice-prefeita, Viviane Peçanha e a coordenadora do Polo UAB, Silvana Batista Sales Pereira, além de funcionários da secretaria de Educação. Para o prefeito, esta foi uma excelente oportunidade para conhecer o sistema UAB e as parcerias. “Participar deste encontro foi muito importante para aprofundar o nosso conhecimento acerca da educação superior no município. Precisamos estreitar os laços com essas entidades para conseguirmos aumentar nossa oferta de cursos e atender a grande demanda de formação universitária existente em nossa região”, comenta o prefeito.
Após o Encontro, Luciano de Paiva se reuniu com o reitor da Universidade do Espírito Santo (Ufes), Reinaldo Centoducatte. Durante a conversa, o prefeito afirmou que o município tem interesse de diminuir o tempo da criação de vagas. Atualmente, isso ocorre, em média, a cada quatro anos. Como resposta, Reinaldo explicou que está ciente desta demanda e estuda a necessidade da mudança.

Novos cursos em Itapemirim
A participação do município no Encontro e a reunião com o reitor da Ufes tiveram como resultado a possibilidade de oferta de novos cursos de graduação em Itapemirim. A coordenadora do polo UAB de Itapemirim, Silvana Batista, explica que novas vagas serão criadas até o ano que vem. “A oferta de novos cursos depende de diversos fatores, inclusive da ampliação da nossa estrutura física, humana e tecnológica. Os novos Cursos de Graduação previstos para o segundo semestre de 2013 e primeiro semestre de 2014, são Pedagogia, Ciências Biológicas, Filosofia e História, além de outros a nível de especialização e aperfeiçoamento”, complementa Silvana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário