sexta-feira, 24 de maio de 2013

ES vai sediar 1ª reunião de validação das inéditas normas técnicas para salão de beleza



Entre as medidas a serem incorporadas pelos salões interessados na certificação, está a exigência de sistema de gestão, criação de manual de procedimentos e descarte adequado de resíduos químicos e humanos

Facilitar a comunicação, promover a simplificação, proteção ao consumidor, segurança, melhoria na gestão e economia. Esses são objetivos que certamente serão alcançados através das primeiras Normas Técnicas Brasileiras para a atividade de Salão de Beleza. As normas estão escritas e devem percorrer as cinco regiões do Brasil para debate e validação. O Espírito Santo vai sediar a primeira reunião do calendário.
A construção da norma é decorrente do convênio firmado entre a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que coordena o trabalho em conjunto com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). Após a fase de consulta, a norma será publicada.
Segundo a gerente da Unidade de Atendimento Coletivo ao Comércio do Sebrae ES, Christiane Barbosa e Castro, as normas devem trazer vantagens aos profissionais e usuários. “O importante é que as primeiras Normas Brasileiras para os Salões de Beleza sejam representativas dos interesses da sociedade, bem como possam ser plenamente aplicadas e gerar todos os benefícios inerentes à normalização”, afirmou.
Comissão de Estudos Salão de Beleza/ABNT
No dia 06 de dezembro de 2011, foi instalada a Comissão de Estudo de Salão de Beleza, do Comitê Brasileiro de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABNT/CB-57), com a presença de entidades do setor, contemplando donos de salões, cabeleireiros, sindicatos, representantes da indústria de cosméticos e representantes de outros tipos de empreendimentos ligados ao setor.

A comissão foi formada por solicitação do Sebrae que, após realizar diversas oficinas com os profissionais de salão de beleza, observou a necessidade de elaborar Normas Brasileiras, sendo o papel da ABNT a gestão do processo de normalização.

A proposta foi a elaboração de duas normas, a PN 57:005.01-001, Salão de beleza – Boas práticas para prestação de serviços e a PN 57:005.01-002, Salão de beleza – Classificação e terminologia.


Serviço
Reunião Comissão de Estudo de Salão de Beleza
Local: Beauty Fashion Fair – Pavilhão de Carapina – Serra/ES
Data: 27 de maio de 2013
Horário: das 14h às 17h30


karla 

Nenhum comentário:

Postar um comentário