quinta-feira, 30 de maio de 2013

Estudantes aprovam diálogo com policiais e Guarda Municipal no Papo Reto


Elizabeth Nader
Alunos da Rede Municipal reunidos em sala de aula assistindo palestra
Estudantes participaram de uma roda de conversa com policiais e guardas municipais na Emef Eliane Rodrigues
Alunos da Rede Municipal reunidos em sala de aula assistindo palestra
Projeto é uma ferramenta de aproximação das instituições públicas e as comunidades, principalmente os jovens
"Fiquei surpresa com o tema discutido na roda de conversa com os policiais e a Guarda Municipal. Achei que falaríamos de criminalidade, violência e drogas. Mas debatemos sobre amizade. Só depois compreendemos que, na verdade, nosso futuro depende das nossas escolhas". O depoimento é da estudante Alessandra Dias dos Santos, 15, da 7ª série (8º ano) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Eliane Rodrigues dos Santos. Ela participou nesta quarta-feira (29) de mais uma roda de conversa do projeto Papo Reto.
A ação faz parte do Plano Integral e Participativo de Convivência e Segurança Cidadã de São Pedro, implementada pela Organização das Nações Unidas (ONU) na capital. Surgido a partir de um dos principais problemas apontados pelo Diagnóstico da Região – a difícil relação entre polícia e comunidade –, o Papo Reto tem como objetivo promover o estreitamento das relações entre Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, comunidade e Prefeitura de Vitória, com foco nos jovens.
Quem também aprovou a iniciativa foi o estudante Yegho Preisigke Wxinger Rodrigues, 13. "Achei muito legal a atenção que os policiais deram aos alunos. Foi muito bacana trabalhar este tema e discutir sobre como escolhemos nossas amizades. Foi um debate muito produtivo, com uma dinâmica que envolveu todos os alunos a participar. Achei muito divertido", disse.
O guarda municipal Rafael Almeida Barcelos destacou a importância da ação para a comunidade. "É diferente chegar nas escolas e abordar um tema que não seja a violência. O curso nos capacita para termos essa sensibilidade e ajuda a melhorar a nossa relação com as comunidades. Além disso, o projeto contribui para que as polícias Militar e Civil, juntamente com a Guarda Municipal, trabalhem juntas num mesmo projeto", disse.
A próxima escola a receber o projeto será a Emef Rita de Cássia Silva Oliveira, em Resistência. Serão realizados ainda encontros em outros espaços da região, tais como Cras e Circuito Cultural, além de rodas com turmas de policiais militares, civis e guardas municipais. O desenvolvimento do projeto está sendo apoiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Capacitação

Nesta terça (28) e quarta-feira (29), os facilitadores do projeto Papo Reto participaram de um curso de capacitação. Durante o curso, ministrado pela policial militar de São Paulo Tania Pinc, que é doutora e mestre em Ciência Política da USP, a equipe conheceu as consultoras contratadas pelo Escritório Regional para América Latina e Caribe (ONU-Habitat) que farão o monitoramento e a avaliação da primeira etapa do Papo Reto, que se encerra em julho deste ano.
"A intenção é que, após o encerramento do programa pela ONU, os facilitadores locais deem continuidade aos trabalhos. O projeto é uma excelente ferramenta de aproximação das instituições públicas e as comunidades. A partir dele, é possível a criação de uma relação muito boa entre os profissionais da segurança pública e os moradores da região. É um projeto que precisa continuar", disse Tania Pinc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário