terça-feira, 28 de maio de 2013

Exemplos de boa convivência e boas atitudes marcam Dia da Gentileza nesta quarta


Imagem Divulgação
Cartaz Gentileza
Dia da Gentileza mostra a importância das pequenas ações rotineiras que melhoram a convivência e a qualidade de vida entre as pessoas
Uma ação na avenida Beira-Mar, nas proximidades do Cais das Barcas, no Centro, marcará, nesta quarta-feira (29), o Dia Municipal da Gentileza, das 6 às 9 horas, data que também é comemorada nacionalmente. O objetivo é despertar a atenção para a importância de atitudes gentis para um convívio melhor entre todos e também fazer um alerta para a violência contra a mulher.
O Dia Municipal da Gentileza foi instituído através de lei aprovada pela Câmara Municipal em 2011. Sua justificativa se sustenta na necessidade de lembrar à sociedade a importância das pequenas ações rotineiras que melhoram a convivência e a qualidade de vida.
Para o ativista cultural e organizador dessa ação pela segunda vez, Raimundo de Oliveira, atitudes como dar um "bom-dia", sorrir para estranhos, cumprimentar as pessoas, participar de atividades voluntárias, não estacionar o veículo sobre a calçada ou até se antecipar e ajudar alguém a pegar um objeto que cai ao chão são "demonstrações de gentileza".
Ainda segundo Raimundo, a ação desta quarta-feira também pretende, em especial, chamar a atenção para a violência contra a mulher, lembrando que índices de tais ocorrências "são vergonhosos e alarmantes no Brasil e no Espírito Santo".
O secretário Municipal de Cultura, Alexandre Lima, que há muito tempo usa uma camisa com célebre mensagem de José Datrino, "o Profeta Gentileza", confirmou presença na ação. Datrino pregava uma relação de afeto entre as pessoas no Rio de Janeiro. "É importante que todos se lembrem dessa data todos os dias. Afinal, gentileza sempre vai continuar gerando gentileza", acredita o secretário.
Serviço
Dia Municipal da Gentileza
Onde: avenida Beira-Mar, no Cais das Barcas, no Centro
Quando: nesta quarta-feira (29), das 6 às 9 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário