segunda-feira, 27 de maio de 2013

Expotur 2013: feira bate recorde de público

Com um total de 37.669 visitantes nos três dias, o 9º Salão de Turismo e 4º Salão do Artesanato Expotur 2013 superou a expectativa de público, que era de 35 mil pessoas. O evento foi realizado naPraça do Papa, na Enseada do Suá, em Vitória.


Quem visitou a feira se deliciou com uma verdadeira viagem pelo Espírito Santo, com estandesmostrando as belezas naturaisroteiros turísticosprodutos da agricultura familiar, artesanato,manifestações culturais e gastronomia a preços acessíveis – com pratos variando entre R$ 5,00 e R$ 15,00.

Como nas edições anteriores, a Expotur 2013 premiou os casos/exemplos de sucesso do turismo noEspírito Santo. A seleção e a premiação marcaram os nove anos do Programa de Regionalização doTurismo – Roteiros do Brasil.

Os casos/exemplos selecionados contaram sobre a implementação do Programa de Regionalização doTurismo, com base em suas diretrizes operacionais e em seus princípios fundamentais:sustentabilidade ambientaleconômicasociocultural e institucionalparticipaçãointegração edescentralização.

 Confira os resultados:

Gestão turística de destino: 1ª colocação - município de Cariacica; 2ª colocação – ficaramempatados CasteloCachoeiro de Itapemirim e Aracruz na 3ª colocação também houve empateentre Anchieta e Mucurici.

Planejamento e gestão do turismo regional: 1ª colocação - Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau; 2ª colocação - Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Território do Caparaó Capixaba.

Roteiro turístico1ª colocação - Projeto Visitarroteiros “Vitória, de vila a cidade” e “de caramurus eperoás”; 2ª colocaçãoBalneário de Mucurici; 3ª colocação - Caminhos dos Tropeiros.

Site promocional de um destinoroteiro ou região turística - 1ª colocação - Associação dosEmpresários de Vila Velha (Asevila); 2ª colocação - município de Alfredo Chaves; 3ª colocação -município de Afonso Cláudio.

Material promocional de um destinoroteiro ou região turística: 1ª colocação - município deVitória; 2ª colocação - Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau; 3ª colocação - município de Alfredo Chaves.

Casos de Sucesso

Secretaria do Turismo também reconhece o trabalho realizado pelas Regiões Turísticas do EspíritoSanto durante a Expotur, com o Prêmio Região Top. O destaque ficou por conta do Voto Popular, ondepúblico elege a Região que melhor se apresentou na Expotur. A Região Doce Terra Morenaqueenvolve os municípios de PinheirosMontanha, Pedro Canário, Alto Rio Novo e Mucuricilevou o prêmiopelo terceiro ano consecutivo.

Os vencedores, seguindo os critérios avaliados, foram apresentados no último dia do evento. São eles:
Criatividade na montagem dos estandes - Região da Costa e da Imigração;
Atendimento ao público - Região dos Imigrantes;
Variedade de produtos artesanais - Região Metropolitana; Variedade de produtos da agricultura familiar- Região dos Imigrantes;
Ações de promoção do destino - Região das Montanhas Capixabas.

Expotur

O Espírito Santo trabalha a Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil em seus 78 municípios, que estão distribuídos em 10 regiões turísticas que participam ativamente da feira. O Expotur é uma réplica do Salão Nacional de Turismo, realizado pelo Ministério do Turismo (MTur) e está dividido em vários módulos.

O 9º Salão de Turismo e 4º Salão do Artesanato – Expotur 2013 foi realizado de 24 a 26 de maio, na Praça do Papa, na Enseada do Suá, em Vitória, e é uma realização da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav-ES), com o apoio do Governo do Estado: apoio master da Secretaria do Turismo (Setur) e Secretaria de Desenvolvimento/Aderes; além da participação das secretarias de Cultura e de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca/Incaper. Além do Governo do Estado, o Expotur contou com o patrocínio do Sebrae-ES e da Tam, co-patrocínio da Prefeitura Municipal de Vitória e organização é da Win Eventos.


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação da Setur Tel.: (27) 3636-8006 Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308 imprensa@turismo.es.gov.br Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br Thais Tonini - thais.estagiaria@turismo.es.gov.br www.descubraoespiritosanto.es.gov.br Twitter: @turism

Nenhum comentário:

Postar um comentário