quarta-feira, 22 de maio de 2013

Feira de Touros em Nova Venécia: animais reprodutores de qualidade para pequenos e médios produtores



22/05/2013 - 09h20min

Divulgação

O Instituto Capixaba de Pesquisa e Assistência Técnica (Incaper), em conjunto com a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), realizará, nesta sexta-feira (24), a III Feira de Touros Registrados. O evento, que deve ocorrer no período das 8h às 17h, acontecerá no Parque de Exposições de Nova Venécia e deve contar com a presença de mais de 80 produtores.

A feira, que está associada ao Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro (Pró-genética), contará com a venda de touros de Pura-Origem (PO) e com Registro Genealógico Definitivo (inspecionado pela ABCZ), Exame andrológico (garantindo animais férteis e prontos para cobertura) e Exames Sanitário (Teste de Brucelose e Tuberculose).

Cerca de 60 touros de diversas raças estarão disponíveis para comercialização e chegarão ao local do evento no dia 23. O preço de cada animal deve variar entre R$ 4.000,00 e R$ 6.000,00 e poderá ser financiado a juros baixos, segundo a extensionista do Incaper de Nova Venécia, Alice Cristina. Estarão presentes na feira o Sicoob, Banco Brasil, Banco Nordeste, Credisol e Banestes.

“O público alvo do evento é o pequeno e o médio produtor, aquele que tem dificuldade em adquirir um animal reprodutor de qualidade. Com a realização da feira, que possibilita bons financiamentos, essa aquisição se torna possível”, afirmou Alice.


Programa Pró-genética

O programa teve início no Estado do Espírito Santo em 2009, com a primeira Feira de Touros Registrados, realizada em Ecoporanga. Tem por objetivo conscientizar o produtor da importância de um reprodutor de qualidade e facilitar o acesso a esses reprodutores a partir das feiras regionalizadas, onde são ofertados touros PO com Registro Genealógico Definitivo (inspecionado pela ABCZ), Exame andrológico (garantindo animais férteis e prontos para cobertura) e Exames Sanitário ( Teste de Brucelose e Tuberculose).

Desde o início do programa Pró-genética no Espírito Santo, já foram realizadas 14 feiras em terras espíritossantenses, nos município de Ecoporanga, Nova Venécia, Colatina, Apiacá, Cachoeiro do Itapemirim, Mucurici, Afonso Cláudio, Montanha, Alegre, nas quais foram ofertados 723 touros.

No programa, os órgãos de extensão rural, como o Incaper, são responsáveis pelo levantamento da demanda de touros da região, juntamente com os sindicatos, cooperativas e Secretaria de agricultura.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves/Luciana Silvestre/ Milan Salviato
Texto: Hércules Nascimento
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário