quarta-feira, 15 de maio de 2013

Feirão do Seguro Desemprego neste sábado, dia 18, na Serra



Evento será no Sine, em Portal de Jacaraípe, das 9 às 17 horas
Djeisan Lettieri
Neste sábado (18) o Sine da Serra, em Portal de Jacaraípe, irá realizar um Feirão do Seguro Desemprego, que acontece das 9 às 17 horas. Para solicitar o benefício o cidadão deve apresentar Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho, Carteira de Trabalho, RG e CPF, Requerimento de Seguro-Desemprego (vias verde e marrom), comprovante de residência e chave ou extrato analítico do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). 
DivulgaçãoSeguro é liberado um mês após solicitação.
O seguro é liberado para o trabalhador cerca de um mês após essa solicitação. No entanto, para aquelas pessoas que estiverem solicitando o benefício pela terceira vez nos últimos 10 anos, serão ofertadas novas oportunidades de emprego ou cursos de qualificação.

No atendimento será verificado no sistema de vagas se há alguma oportunidade de emprego que se encaixe no perfil do cidadão. Caso não haja ou o salário oferecido seja menor do que o trabalhador ganhava antes de ficar desempregado, ele será encaminhado para cursos de qualificação. Vale lembrar que o trabalhador pode recursar as novas oportunidades de emprego que serão oferecidas por motivo de doença, comprovada por laudo médico.
Os cursos podem ser na área em que a pessoa já atua ou em outra para a qual deseja migrar e têm carga horária média de 200 horas. O cidadão recebe vale-transporte e alimentação durante as aulas. A secretária de Emprego, Trabalho e Renda, Fernanda Souza, informa que há 5 mil vagas de cursos de qualificação para este ano prevista no Sine. E o cidadão que estiver passando pela qualificação receberá o seguro-desemprego normalmente.
O processo de encaminhamento para emprego ou curso é uma determinação é do Ministério Trabalho e faz parte das regras da nova política do seguro desemprego, estabelecidas em 2012 por meio da Portaria nº 7721. O cidadão também pode agendar o atendimento do seguro desemprego no Sine de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas por meio do telefone 3252-7406, das 8 às 17 horas.
O Seguro é um benefício temporário concedido ao trabalhador desempregado que foi demitido sem justa causa. Para receber o benefício é preciso comprovar vínculo empregatício de, no mínimo, seis meses. No ato da dispensa, o trabalhador deve receber do empregador um formulário para o requerimento do seguro. O trabalhador pode requerer o benefício a partir do sétimo até 120 dias contados a partir da data de demissão.

O Feirão faz parte das ações da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter) em comemoração ao Dia Internacional do Trabalhador – 1º de maio, que estão acontecendo durante todo este mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário