quarta-feira, 29 de maio de 2013

Feriadão com boas opções de lazer e surpresas para morador e turista em Vitória


Fernanda Neves Gomes
Detalhe de fachada de capela com uma torre e sino e porta
Capela de Santa Luzia é um dos monumentos históricos que podem ser visitados no Centro Ampliar
Tadeu Bianconi
Catedral Metropolitana de Vitória vista do alto
Catedral Metropolitana integra os atrativos turísticos que compõem o Projeto Visitar no Centro
Cidade que se desenvolve e investe em melhorias para os moradores e visitantes, Vitória tem boas opções de passeio e lazer para quem for ficar na capital capixaba neste feriadão de Corpus Christi.
Uma boa alternativa a quem estiver em Vitória é conhecer os monumentos que compõem o projeto Visitar, que estarão abertos para visitação durante o feriadão, desta quinta-feira (30) até domingo (2). São eles: igrejas Nossa Senhora do Rosário, de São Gonçalo e Nossa Senhora do Carmo, Convento São Francisco, Theatro Carlos Gomes, Catedral Metropolitana e Capela de Santa Luzia.
O horário de visitação é sempre das 9 às 17 horas. São mais de quatro séculos de história, representados pelas construções históricas. A visita é monitorada por agentes treinados e orientados para atender os visitantes.
Vitória é uma cidade de antigas edificações. Mesmo antes de tornar-se a capital do Espírito Santo, seu território já comportava capelas, fortes e espaços que hoje são monumentos históricos que trazem à ilha a história da dominação, da luta dos nativos e do desenvolvimento. O patrimônio histórico do Centro é mais antigo, por exemplo, do que os das cidades de Ouro Preto (MG) e de São Paulo (SP).
Tadeu Bianconi
Barcos de pescadores ancorados na Praia do Canto
Belas paisagens e praias podem ser contempladas por turistas e moradores neste feriadão
Carlos Antolini
Vista da Avenida Américo Buaiz
Praça dos Namorados (à esquerda) é um dos locais que podem ser visitados durante o feriadão
Ao chegar ao Centro de Vitória, é possível encontrar construções em excelente estado de preservação, datadas a partir da primeira metade do século XVI, quando foram construídas, após o rei português Dom João III ter introduzido o sistema de donatários para cada Capitania, faixas de terra traçadas do litoral até a linha imaginária estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas.
A Ilha de Vitória é formada por um arquipélago composto por mais de três dezenas de ilhas e por uma porção continental, totalizando 93,38 quilômetros quadrados. As paisagens encantam quem chega, assim como as praias.
Sete pontes interligam a Ilha de Vitória ao continente. Cidade fundada em 1551, na então ilha de Guaananira ou Ilha do Mel, ganhou o nome Vitória dos povos indígenas que viviam no lugar. As opções de lazer vão variadas e atendem a públicos diversos. Na praça dos Namorados, há boas opções de compras e oportunidade de levar uma bela lembrança.
Segundo o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Paulo Renato Fonseca Júnior, quem estiver em Vitória neste feriadão poderá contemplar belas paisagens. "São parques, praias, praças, bons restaurantes, vida noturna, o Galpão das Paneleiras, o Museu do Pescador, entre outras alternativas de lazer", convida o secretário.
Matéria relacionada
André Sobral
Pessoas andando nos Corredores do Galpão das Paneleiras
Visitantes podem conhecer uma das principais tradições da capital no Galpão das Paneleiras: a panela de barro
Elizabeth Nader
Exposição Fotografica Caieiras Ilha de Luz e Cores no Museu do Pescador na Ilha das Caieiras
Museu do Pescador, na Ilha das Caieiras, está aberto à visitação neste feriadão de Corpus Christi

Nenhum comentário:

Postar um comentário