segunda-feira, 6 de maio de 2013

FESTA DE CORPUS CHRISTI COMPLETA 50 ANOS





Este ano Castelo comemora 50 anos da confecção dos tapetes de Corpus Christi. A Paróquia Nossa Senhora da Penha, juntamente com a Prefeitura de Castelo, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, e o Governo do Estado, através das Secretarias de Estado de Turismo e de Cultura, estão preparando uma programação extensa e com uma infraestrutura suficiente para atender os cerca de 80 mil visitantes que devem estar a cidade nos próximos dias 29 e 30 de maio. 
 .

Além da comemoração do jubileu, os tapetes este ano vão trazer alguns outros temas como o Centenário da Ordem dos Agostinianos Recoletos, além da Campanha da Fraternidade 2013: “Fraternidade e Juventude”, e a Jornada Mundial da Juventude com o Papa. Ao todo são 16 quadros e 16 passadeiras que se estendem por um quilômetro e meio de ruas do centro da cidade. Em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha é montado um enorme palco, onde é celebrada a missa campal de onde sai a procissão que percorre os tapetes, seguida de show de fogos de artifício.

A homenagem à Irmã Zuleide, idealizadora dos tapetes, será com uma missa, onde tudo começou, na Capelinha da Santa Casa, às 15 horas do dia 27 de maio, uma segunda-feira. Após a celebração haverá a inauguração de uma placa em homenagem à Irmã. O local escolhido é a parede de frente da igreja, local onde em 1963 ela juntamente com alguns voluntários confeccionou o primeiro tapete com folhas verdes de mangueiras e flores.

Outro momento marcante da festa deste ano é o lançamento do livro que resgata a história dos 50 Anos da construção dos tapetes de Corpus Christi: “Manifestação da Fé e da Expressão Artística”, da castelense Joelma Cellin, que reúne fotos e informações desde a primeira festa até os dias atuais. O lançamento será no dia 30 de maio, às 15 horas, antes da missa campal, e vai contar com a presença do Governador Renato Casagrande. A tradicional exposição de fotos que mostra a retrospectiva da festa estará no Centro Cultural e Turístico, que fica no percurso dos tapetes.

Na logística ainda existe a chamada “Área Santa”, onde além do percurso dos tapetes foi estendida até parte da Avenida Nossa Senhora da Penha, que fica em frente ao Centro Comunitário da Igreja Matriz, vai ficar reservada para tendas que vão oferecer alguns serviços essenciais como: ponto de informações turísticas, equipe da Secretaria Municipal de Saúde, polícias militar e civil, defesa civil e corpo de bombeiros. Mais à frente, na entrada da Rua Lídio Machado, vai acontecer “Moda de Viola” com artistas castelenses.

Na Rua Aristeu Borges de Aguiar, a conhecida “rua dos bancos”, será o local da Feira de Agroturismo, onde dez expositores estarão comercializando produtos da terra, tanto de alimentação como artesanatos. O serviço de táxi estará disponível também na área central, na rua ao lado dos Correios, onde haverá plantão de taxistas. Para melhor atender os visitantes serão instalados 100 banheiros químicos, distribuídos por todo o centro da cidade.

A praça de alimentação, localizada na Praça Três Irmãos ao lado do Teatro Municipal, vai reunir oito entidades filantrópicas que vão servir um cardápio variado para almoço, jantar ou lanche. Haverá uma enorme tenda com muitas mesas e cadeiras, e com música ao vivo com artistas castelenses que vão apresentar o melhor da música popular brasileira. A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura solicita que os moradores e comerciantes enfeitem suas casas ou vitrines afim de abrilhantar ainda mais os festejos do Jubileu de Corpus Christi.

Confira abaixo a programação completa da Festa de Corpus Christi de 2013:

PROGRAMAÇÃO

26 De Maio (Domingo)
06:50 – Caminhada da Fé – Saída da Praça Três Irmãos
27 DE MAIO (Segunda-feira)
15h – Missa na Capela da Santa Casa e homenagem à Irmã Zuleide
28 DE MAIO (Terça-feira)
19h – Missa de envio dos trabalhos - Igreja Matriz
29 DE MAIO (Quarta-feira)
18h – Início da confecção dos Tapetes e Passadeiras
19h – Abertura da Praça de alimentação com show de MPB;
Abertura de feiras e apresentação da Corporação Musical Lira Castelense;
Abertura de exposições no Centro Cultural e Turístico;
ñ Retrospectiva de Corpus Christi;
ñ Exposição “Estação Castello”;
ñ Abertura da sala de Vídeo “Conheça Castelo”.
19:30h – Apresentações culturais “Praça Três Irmãos”

30 DE MAIO (Quinta-feira)
07h – Missa da família
09h – Missa da Catequese e da Infância e Adolescência Missionária
10:30h – Missa dos jovens
12h – Missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Dario Campos O.F.M
15h – Lançamento do livro comemorativo do cinquentenário de confecção dos tapetes de
Corpus Christi em Castelo. Local: Matriz Nossa Senhora da Penha
16h – Missa campal
17:30h – Procissão do Santíssimo Sacramento
18:30h – Encerramento
19:00-- Show pirotécnico

31 De Maio (Sexta- feira)
21h-- Show com Rosa de Saron no Centro de Esportes e Eventos Cícero Correia de Lima Filho -
Castelão

01 De Junho (Sábado)
21h-- Shows no Centro de Esportes e Eventos Cícero Correia de Lima Filho-Castelão.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário