domingo, 19 de maio de 2013

Festa do Imigrante resgata cultura e tradição italiana em Santa Teresa



Para resgatar a tradição e cultura dos descendentes de italianos, a 22ª Festa do Imigrante de Santa Teresa, que acontece entre os dias 21 e 30 de junho, terá algumas alterações em relação ao ano passado. A principal delas é a tradicional “Carretela Del Vin”, um cortejo de danças típicas e música italiana, regada a polenta e vinho – enogastronomia típica da região – e em que a maioria dos participantes se veste em trajes típicos com as cores da bandeira da Itália.
Este ano a “carreata” começa no antigo hospital (hoje casa dos padres) e vai até a prefeitura com o desfile cultural, cortejo dos turistas e população local, com música em caixas de som espalhadas pela cidade. Até ai, nada de novo! No entanto, somente a partir do Museu de Biologia Mello Leitão é que as charretes com vinho, polenta e linguiça vão dar o ar da graça até o Centro de Eventos de Santa Teresa (Parque de Exposições).
Outra novidade é que, em 2013, a prioridade são os grupos regionais que resgatem a tradição da cidade, que completa no próximo mês 139 anos de imigração. Por isso não haverá show de artistas pop/populares, como acontece todo ano. “Queremos trazer para Santa Teresa um turismo de qualidade. A festa estava ficando com características de micareta, o que não cabe neste modelo de evento. Prova disto é que o Festival de Jazz e Bossa esta no calendário internacional de eventos do Espírito Santo e a Festa do Imigrante não. Com a festa mais cultural, o governo do Estado já garantiu para este ano 70 mil reais”, declarou o secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos da prefeitura de Santa Teresa, Luciano Forrechi.
Parceria Circolo e Prefeitura
A Festa do Imigrante é uma realização do Circolo Trentino em parceria com a Prefeitura de Santa Teresa, voltada tanto para a população local quanto para o turista, e o melhor, com atrações gratuitas. “Este ano lançamos a proposta desafiadora à diretoria do Circolo de realizarmos uma festa cultural e gratuita, que envolva todo o município neste espírito festivo. Que não apenas o centro da cidade seja decorada, mas também nos distritos, para que os teresenses sintam que esta festa é para eles, que conte sua história”, analisou o prefeito de Santa Teresa, Claumir Zamprogno.
Com a experiência de seus 69 anos de idade, o presidente do Circolo Trentino di Santa Teresa, Fernando Humberto Pretti, concorda com as novidades. “Essas medidas nada tem a ver com diminuir a importância da festa e sim melhorar sua estrutura. São cerca de 50 mil pessoas espremidas nas ruas da cidade. Estamos pensando no bem estar dessas pessoas e tentando evitar aglomerações”, disse. “A festa não é para saciar a fome das pessoas nem para se embebedar. É uma tradição italiana de mais de século. É para a família teresense e os turistas curtirem as danças, as músicas, os trajes e a cultura de um povo”, complementa Fernando.
De acordo com Claumir, várias medidas estão sendo tomadas para proporcionar mais segurança e facilidade de deslocamento. “Antes os moradores do interior vinham prestigiar e assistir a festa. Nos últimos anos o evento tomou uma proporção em que muitos teresenses deixaram de participar por dificuldades com a mobilidade e com a segurança”, concluiu.
Para o secretário de Planejamento a organização da festa este ano é participativa e democrática. O poder executivo e o Circolo Trentino estão alinhados, promovendo reuniões constantes, com discussões positivas e produtivas, e sempre buscando a participação de todos os agentes deste processo. Há, por exemplo, definições de regras para atuação dos ambulantes durante o evento e os fiscais do município estão participando da elaboração de um regulamento que irá promover organização e conforto para os participantes.
A organização do evento pretende manter a tradição e fazer de Santa Teresa um referencial em turismo histórico e cultural nos próximos anos. “Com o advento do Centro de Turismo, que tem um hotel com mais de 200 quartos, da Escola Técnica de Gastronomia e Hotelaria, e com os eventos de qualidade que tem acontecido na cidade, seremos referência turística no Espírito Santo e no Brasil”, finalizou Luciano.
Programação
A programação da Festa do Imigrante Italiano ainda não foi finalizada, mas adiantamos algumas atrações para as duas semanas de evento:
Dia 21 (sexta) – Desfile da garota Ítalo Teresense no Centro de Eventos, às 21h;
Dia 22 (sábado) – Banda do Circolo Trentino di Santa Teresa circulando a cidade com a tradicional degustação no comércio local, a partir das 10h;
Dia 23 (domingo) – Missa celebrada em italiano na Igreja Matriz e 2ª Corrida Rústica, ambos as 9h, e programação cultural no Centro de Eventos;
Dias 24, 25, 26, 27 e 28 – Shows regionais com entrada franca no Centro de Eventos, a partir das 19h, e sorteios das loterias da Caixa, com o Caminhão da Sorte;
Dia 26 (quarta) – Bolo em comemoração aos 139 anos de Santa Teresa;
Dia 29 (sábado) – Carretela Del Vin pelas ruas de Santa Teresa, a partir das 10h, e shows regionais no Centro de Eventos;
Dia 30 (domingo) – Ressaca da Carretela, na Praça Augusto Ruschi, a partir das 10h.
Fonte: Circolo Trentino di Santa Teresa

Nenhum comentário:

Postar um comentário