segunda-feira, 27 de maio de 2013

Garis alpinistas participam de último dia de capacitação para limpar encostas


Elizabeth Nader
Garis sendo treinados pelo Corpo de Bombeiros, um deles subindo estrutura de aço e um outro observ
Garis aprendem as técnicas de rapel para realizar a limpeza de encostas e locais de difícil acesso
O último dia de formação dos garis alpinistas será nesta terça-feira (28), no morro do Forte São João, às 8 horas. A formação teve a duração de três dias (20, 27 e 28 de maio) e abordou dicas de segurança e técnicas da rapel com o Corpo de Bombeiros.
Os módulos do curso foram: normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura; sistemas e procedimentos para trabalho em altura; análise de riscos e condições impeditivas; riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura e medidas de prevenção e controle; equipamentos de proteção individual para trabalho em altura: seleção, inspeção, conservação e limitação de uso; acidentes típicos em trabalhos em altura; aprendizado de nós; posicionamentos com o uso do cinto; técnica de descida em cordas (rapel) e técnica de subida em cordas.
Foram 19 garis participando do curso e, com o último dia de formação, estarão habilitados a promover a limpeza de encostas e locais de difícil acesso utilizando as técnicas de rapel aprendidas.
"A equipe passará de quatro para 23 pessoas. Esse trabalho de garis alpinistas é de extrema importância para o município, pois esses profissionais trabalham diretamente no combate a focos de dengue e focos de lixo em lugares que garis e coletores de lixo normalmente não conseguiriam alcançar", explicou o secretário municipal de Serviços, Alex Mariano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário