quarta-feira, 15 de maio de 2013

GESTORES AMBIENTAIS ESTÃO REUNIDOS EM CASTELO



Castelo está sediando até a próxima quarta-feira, 15 de maio, o Programa de Desenvolvimento de Gestores Ambientais – PDGA Pólo Sul, que está capacitando Gestores Ambientais de 28 Municípios do Sul do Estado. A solenidade de abertura aconteceu no Teatro Municipal na noite de segunda-feira, 13 de maio e contou com a presença do Vice-Prefeito de Castelo, Eutemar Venturim, do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Enaldo Moura, a Secretária de Estado de Meio Ambiente e Recurso Hídricos, Diane Rangel, o Diretor Presidente do IEMA, Cláudio Denícoli e o representante do Ministério do Meio Ambiente, Eduardo Mattedi.

Também participaram da solenidade o Prefeito de Jerônimo Monteiro, Sebastiçao Fosse, o Prefeito de Muqui, Aloísio Filgueiras e a Prefeita de Rio Novo do Sul, Maria Albertina Freitas, além de vários Secretários Municipais, do Presidente da Anamma, Aladim Cerqueira e o Diretor Técnico do IEMA, Tarcísio José Föeger. Todos puderam conhecer no evento o “Programa Reflorestar”, do Governo do Estado, que trata da ampliação da cobertura florestal, trabalhando de forma articulada a conservação ambiental e o desenvolvimento rural.

Na cerimônia, o Vice-Prefeito de Castelo, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, a Secretária de Estado de Meio Ambiente e Recurso Hídricos e o Diretor Presidente do IEMA, assinaram um Termo do Compromisso com SEAMA/IEMA, que representa a adesão do município ao PDGA. Esse programa vai permitir a municipalização de parte do processo ambiental, ou seja, para licenciamento de atividades de menor impacto, como lava-jato, padaria, posto de combustível, oficina mecânica, o cidadão não precisará mais se deslocar até Cariacica, como acontece hoje.

Cada um dos 60 municípios que assinarem o Termo do Compromisso com SEAMA/IEMA, vai receber um kit multimídia contendo notebook, gps, máquina fotográfica digital e impressora multifuncional. “É uma forma de incentivo que o Governo do Estado oferece para os municípios. Primeiramente esses equipamentos são cedidos em forma de empréstimo, e, depois de dois anos, se o município colocar o projeto em prática, ou seja, fizer o dever de casa, acontece a doação”, informou a Coordenadora Técnica da Comissão Especial de Gestão Ambiental Municipal, Maria Aparecida Dias Sodré.

Em Castelo durante esta terça e quarta-feira, durante 16 horas, em regime de imersão, os representantes dos 28 municípios sulinos estarão reunidos no Casarão da Fazenda do Centro, um dos cartões postais do município, onde estes gestores ambientais estão recebendo capacitação, fomentando projetos de gestão ambiental e estruturação para a gestão ambiental municipal. O objetivo do Governo do Estado é oferecer capacitação para os 60 municípios que não realizam o licenciamento ambiental com vistas à elaboração e implementação de projetos.

O próximo PDGA vai acontecer entre os dias 27 e 29 de maio, em Nova Venécia, para gestores ambientais de 31 municípios do Norte do Estado. Em julho de 2013 deverá acontecer a implantação dos projetos formulados durante as capacitações.

.

.

.

.

.

.
Top of Form
  
Bottom of Form

Nenhum comentário:

Postar um comentário