segunda-feira, 20 de maio de 2013

GINÁSTICA LABORAL PARA SERVIDORES




Assim começa o dia de trabalho dos servidores da Prefeitura de Castelo: fazendo exercícios físicos. A ginástica laboral, que tem duração entre dez e 15 minutos, acontece duas vezes na semana, bem cedo, logo no início do expediente, em três prédios da administração Municipal, na Sede da Prefeitura, na Secretaria de Educação e no Prédio do Centro Cultural, onde funcionam as Secretarias de Turismo e Cultura, Agricultura, Interior, Meio Ambiente, Obras e Administração, beneficiando cerca de 300 funcionários públicos.

De acordo com o Secretário Municipal de Esportes, Henrique Frauches, o objetivo é desenvolver a qualidade de vida dos servidores: “Prevenir lesões, descontração no ambiente de trabalho e desenvolver o espírito de grupo são algumas das finalidades desse nosso novo Projeto, que foi compromisso do nosso Prefeito Jair Ferraço com os servidores públicos”, revelou o Secretário.

A ginástica laboral é uma série de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, no horário de trabalho, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais. A ginástica se baseia em alongamentos de diversas partes do corpo, como tronco, cabeça, membros superiores e membros inferiores.

“Esse tipo de ginástica não é de intensidade alta e ocorre num curto período de tempo, assim não cansa e nem sobrecarrega o funcionário. Os benefícios da ginástica laboral para o funcionário são muitos, como alívio do estresse, melhora da postura do corpo e da saúde, diminui o sedentarismo e as tensões adquiridas no trabalho, além de prevenir lesões e doenças causadas por trauma cumulativo e também aumentar a motivação”, informou a Professora de Educação Física, Michele Cristina da Silva Costa, que ministra as aulas laborais.

O resultado tem sido bastante positivo entre os que agora realizam a atividade: “A ginástica é ótima, porque a gente se estica, fica mais animada para trabalhar”, disse a Servidora da Secretaria de Administração, Bárbara Vargas Cade. A opinião é compartilhada pela colega de trabalho: “É exelente! Nós nunca tivemos isso. Nosso dia é sempre tenso, então alivia”, comentou Cristina Destéfani.

.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário