quarta-feira, 22 de maio de 2013

Governo vai construir 45 novas praças saudáveis no Estado


O Governo do Espírito Santo continua investindo na promoção da saúde, inclusão social e bem-estar dapopulação por meio de atividades físicas e culturais. Nesta terça-feira (21) foi lançado o projeto “PraçaSaudável  Construção”. O novo modelo de praça desenvolvido para o Estado, beneficiará, nesteprimeiro momento, 45 municípios com um investimento de mais de R$ 36 milhões.


A cerimônia de lançamento do projeto foi realizada no Palácio Anchieta, em Vitória, com a participação do governador Renato Casagrande, do secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, prefeitos, secretários municipais de esporte e outras autoridades. Na ocasião, 11 municípios assinaram os primeiros convênios para construção das praças.

“Este é mais um projeto do nosso Plano Estratégico que sai do papel para beneficiar os capixabas. Um projeto fundamental, que além de integrar as famílias, proporcionará uma vida mais saudável. Por isso, estamos levando investimentos em esporte para cada canto do Estado. Obras que serão um grande ganho para a população. E só estamos conseguindo fazer isso neste momento de fragilidade, que o Estado perde receitas, devido ao planejamento, modelo de gestão, responsabilidade fiscal e equilíbrio que priorizamos no nosso governo”, frisou o governador.

O secretário Vandinho Leite explica que o projeto vai contribuir com a promoção da saúde no Estado. “Este é o projeto mais bonito que temos na Secretaria. Um conjunto de benefícios para as comunidades que em um espaço único poderão contar com lazer, atividades esportivas e prática de exercícios físicos. Vamos tornar o Espírito Santo o Estado mais saudável do Brasil com o projeto Praça Saudável, que também vem para proporcionar a inclusão, já que contará com equipamentos que atendem de crianças a idosos e ainda a pessoas com mobilidade reduzida. É importante lembrar que este projeto também contribuirá para a diminuição dos índices de vulnerabilidade social nas regiões atendidas pelo Estado Presente", destaca.

Um dos municípios contemplados com a assinatura de convênio durante o evento foi Viana. O prefeito Gilson Daniel demonstrou entusiasmo em ter a sua cidade como a primeira contemplada com o novo projeto na Grande Vitória. "Minha equipe se determinou para efetivar este convênio. Já contamos com outros projetos da Sesport e hoje ter a oportunidade de fazer parte deste momento me deixa muito satisfeito. Um dos motivos é por beneficiar ainda mais a comunidade do meu município. O outro é pelo belo projeto em si".

Praça Saudável - Construção

Neste primeiro momento serão construídas 45 praças divididas da seguinte forma: 20 na Região Metropolitana – priorizando as áreas atendidas pelo Programa Estado Presente, e as outras 25 entre as microrregiões do Estado. As praças poderão ser construídas nos tamanhos de 1.500, 2.000 e 2.500 m², de acordo com a área disponível de cada município beneficiado.

A praça será contemplada com núcleo de orientação ao exercício, quadra de areia oficial, iluminação, equipamentos para prática de exercícios físicos ao ar livre, paisagismo, calçada com pista para caminhada, e área de convivência, recreação e lazer. Tendo como diferencial a presença constante de profissionais de Educação Física que orientarão os moradores com fichas padronizadas de avaliação física e prescrição de exercícios.

Projeto


O projeto consiste em duas categorias: Adequação e Construção. Na primeira, o objetivo é readequar 115 praças já existentes fazendo a instalação de estrutura adequada para a realização de atividades físicas. Ao todo, são 17 equipamentos com sobrecarga (peso) indicados para utilização de crianças, adolescentes, adultos, terceira idade e pessoas com mobilidade reduzida.

Além dos aparelhos, o município recebe kit de avaliação física, que contém balança, fita de medição física e aparelho para aferir pressão arterial. Os alunos que participam das atividades recebem uniformes e fichas contendo as séries montadas pelos profissionais de Educação Física que farão o atendimento gratuitamente.

A primeira fase do projeto teve início em agosto de 2012 e já inaugurou 18 academias ao ar livre da categoria Adequação. Os municípios contemplados foram: Domingos Martins, São Domingos do Norte, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Colatina, Itaguaçu, Itarana, Piúma, Fundão, Laranja da Terra, Afonso Cláudio, Dores do Rio Preto, Mimoso do Sul, Ecoporanga, Fundão, Pedro Canário, Jerônimo Monteiro e Rio Bananal.

O investimento total de todo o projeto será de mais de R$ 40 milhões.


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação da Sesport Kárita Iana (27) 9901-9914 / (27) 3636-7027 assessoria.sesport@gmail.com www.sesport.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário