segunda-feira, 27 de maio de 2013

Ifes publica editais para mais de mil vagas em cursos técnicos


Seg, 27 de Maio de 2013 08:29
Description: tenção, abrir em uma nova janela. Description: DFDescription: mprimir
O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes lançou os editais do processo seletivo para 1.302 vagas em cursos técnicos concomitantes e subsequentes, nas modalidades presencial e a distância. 

O período de inscrições vai de 3 a 21 de junho e as inscrições devem ser feitas pelo site do Instituto. A taxa de inscrição é de R$51. Os pedidos de isenção da taxa de inscrição devem ser realizados de 3 a 12 de junho. As provas serão aplicadas no dia 7 de julho e, nesta edição, serão realizadas no período da manhã, das 9 às 13 horas.

A novidade deste processo seletivo é que os candidatos poderão fazer duas opções de curso, desde que a segunda opção esteja dentre os cursos de mesma forma de oferta (concomitante ou subsequente) e mesma modalidade de concorrência (ampla concorrência ou reserva de vagas), ambos correlatos com a primeira opção. A segunda opção de curso pode ser do mesmo campus ou de qualquer outro campus do Ifes.
Para a classificação final do candidato no processo seletivo, será considerada a primeira opção de curso escolhido. O candidato concorrerá à segunda opção apenas se houver vaga remanescente após a chamada de todos candidatos classificados em primeira opção, considerada a lista de classificados e, em seguida, a lista de suplentes.
O candidato que for convocado e efetivar matrícula no curso escolhido como segunda opção será automaticamente excluído da lista de suplência do curso escolhido como primeira opção. Caso o candidato aprovado em primeira opção não efetue a matrícula, ele será excluído do processo seletivo, perdendo, assim, o direito de fazer uso da segunda opção.
O processo seletivo atende à Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, que estabelece que 50% do total das vagas ofertadas serão reservadas à inclusão social por sistema de cotas (vagas de ação afirmativa) para candidatos que tenham cursado todo o ensino fundamental em escolas públicas, respeitando a proporção mínima do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Sendo assim, as vagas serão preenchidas por candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, brancos, amarelos e os não declarados. Os outros 50% serão destinados à livre concorrência. No ato da inscrição, o candidato deverá optar se concorrerá à reserva de vaga – vagas de ação afirmativa, ou se concorrerá às vagas de ampla concorrência.
São ofertadas 936 vagas para cursos técnicos concomitantes e subsequentes, na modalidade presencial, dos campi Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Ibatiba, Linhares, Piúma, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória. São oferecidas ainda, no mesmo edital, 20 vagas remanescentes para o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja. As vagas são para o curso Técnico em Metalurgia, no campus Vitória.
Neste processo seletivo será lançado um novo curso: o curso técnico concomitante em Biotecnologia, ofertado pelo campus Vila Velha. O técnico em Biotecnologia pode atuar em atividades laboratoriais de diagnósticos, na produção de imunobiológicos e em processos bioquímicos industriais, comerciais e acadêmicos. Pode ainda trabalhar com com atividades de perícia criminal e investigação genética, além de pesquisa de melhoramento genético e de novas tecnologias relacionadas à biotecnologia animal e vegetal, entre outras atividades.
Proeja
O Ifes também oferece vagas para os cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja, por meio de outro edital. São 96 vagas ofertadas para os campi Santa Teresa e Vitória. Haverá reserva de vagas para inclusão social, em atendimento à Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012.
O período de inscrição também será de 3 a 21 de junho, e não será cobrada taxa de inscrição para o preenchimento dessas vagas. As inscrições deverão ser realizadas no campus de interesse do candidato. Não haverá inscrição pela internet. Os candidatos do campus Santa Teresa não poderão escolher segunda opção de curso, pois o campus só oferece um curso e a forma de seleção é diferente do campus Vitória.
Para o campus Santa Teresa, o processo seletivo será realizado em duas etapas classificatórias: participação na palestra informativa e análise socioeducacional. Para os cursos do campus Vitória, também haverá prova com questões objetivas, de caráter eliminatório, que será aplicada no dia 7 de julho, das 9 às 13 horas.
Educação a Distância
Na modalidade a distância, são ofertadas 250 vagas para o curso Técnico em Administração, nos campi de Alegre, Ibatiba, Piúma e Santa Teresa. Também haverá reserva de vagas para inclusão social, em atendimento à Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012.
A taxa de inscrição é de R$ 51. A data prevista para aplicação das provas é 7 de julho, das 9 às 13 horas.

Confira o Edital 16-2013 – Cursos Técnicos – Multicampi
Confira o Edital 17-2013 – Cursos Proeja – Multicampi


Nenhum comentário:

Postar um comentário