quinta-feira, 16 de maio de 2013

Incaper e Banco Mundial discutem Projeto Mangaraí



16/05/2013 - 10h39min

Diretoria / Incaper

O projeto de Sustentabilidade da Microbacia do Mangaraí, que tem como objetivo a obtenção de água de qualidade para consumo, foi tema de um encontro entre o Banco Mundial e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), na última segunda-feira (13).

A reunião contou com a participação da representante do Banco Mundial, Lizmara Kirchner, especialista em água e saneamento básico. O diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, o diretor-técnico Aureliano Nogueira da Costa, técnicos e pesquisadores do Instituto também estiveram presentes.

Na ocasião, a história, os programas e o foco de atuação do Incaper foram apresentados ao Banco Mundial. “O Incaper coordena o Projeto Mangaraí e o Banco Mundial é o agente financiador. O projeto enfatiza a importância das pesquisas nas áreas econômica, social e ambiental, que é justamente o nosso foco”, disse Aureliano Nogueira da Costa, diretor-técnico do Incaper.

Para cumprir o objetivo do projeto, é necessária a limpeza das águas do Rio Mangaraí. A ideia é, além de usar a tecnologia, focar nas partes ressaltadas pelo diretor-técnico, com intuito de promover meios para a adequação e conscientização ambiental dos produtores da região.

O Projeto Mangaraí envolve também ações que visam o saneamento rural e gestão das águas, garantindo mais saúde, proteção ao meio ambiente e qualidade de vida. Além do Incaper e do Banco Mundial, a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) também participam ativamente do Projeto Mangaraí.

A Microbacia do Mangaraí

O Rio Mangaraí é um dos principais afluentes do Rio Santa Maria da Vitória que, por sua vez, é responsável pelo abastecimento de água em grande parte da Região Metropolitana de Vitória. O manancial é muito sujeito a alagamentos e atravessa um distrito homônimo, no município de Santa Leopoldina. A região é considerada uma das mais bonitas do Espírito Santo, porém, merece atenção para o uso do solo e a influência na qualidade da água da Microbacia do Rio Mangaraí.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves/Luciana Silvestre/ Milan Salviato
Texto: Hércules Nascimento
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário