segunda-feira, 20 de maio de 2013

Incaper realiza Dia de Campo de Café Conilon em Laranja da Terra



20/05/2013 - 09h15min

Incaper

Mostrar aos produtores de Laranja da Terra as tecnologias utilizadas no cultivo do grão que foram desenvolvidas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Esse foi o motivo da realização do II Dia de Campo de Café Conilon, na propriedade do senhor Adelson Rossman, em Laranja da Terra, na última quinta-feira (16). O evento foi promovido pelo Incaper, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Meio Ambiente, e contou com a participação de 102 agricultores do município.

O Dia de Campo foi dividido em três estações. A primeira, sobre poda, foi ministrada pelo chefe da Fazenda Experimental do Incaper de Marilândia, Paulo Sérgio Volpi, na qual foi discutido o vergamento, a desbrota e os tipos de poda programada. A segunda estação, que ficou sob responsabilidade do chefe do Escritório Local do Incaper, Anderson Martins Pilon, debateu a melhor época para o plantio de café, ao mesmo tempo em que ocorreu amostragem de solos, dicas de abertura de cova, aplicação de calcário e adubos.

A terceira estação, por sua vez, teve como tema o manejo do solo. A palestrante foi a pesquisadora do Incaper Maria da Penha Angeletti, que relatou aos agricultores a importância da cobertura vegetal e o manejo de plantas espontâneas, além do uso de adubação verde.

Segundo o extensionista do escritório local do Instituto, Ernesto de Morais Muzzi, o objetivo do evento foi atingido. “Com certeza, foi muito proveitoso, pois mesmo depois do término do evento os produtores continuaram nos procurando para tirar dúvidas, o que é muito bom, pois demonstra o interesse do produtor e nos aproxima ainda mais deles”, afirmou.


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves/Luciana Silvestre/ Milan Salviato
Texto: Hércules Nascimento
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário