sexta-feira, 31 de maio de 2013

LANÇADO LIVRO SOBRE CINQUENTENÁRIO DE CORPUS CHRISTI





O altar em frente à igreja matriz foi palco do lançamento do livro “Corpus Christi 50 Anos – Manifestação da Fé e da Expressão Artística”, que conta a história da segunda maior festa religiosa do Espírito Santo, a de Corpus Christi em Castelo, que teve início no ano de 1963, pela iniciativa de uma freira chamada Irmã Vicência. O evento contou com a presença de várias autoridades e aconteceu pouco antes da missa campal e atraiu muitos moradores e visitantes.
.

Em suas 172 páginas, o livro tem a Apresentação escrita pelo Governador Renato Casagrande, o Prefácio, pelo Secretário de Estado da Cultura, Maurício Silva, além das declarações do Prefeito Jair Ferraço e do Secretário Municipal de Turismo e Cultura Marcos Lopes. Possui fotos de muitas festas e documentos que comprovam que este ano de 2013 é o cinquentenário. Uma das curiosidades é sobre Irmã Vicência, que faleceu em julho de 1999, que tinha como nome de batismo Zuleide Pereira da Silva.

Frei Mário, pároco da Igreja Matriz de Castelo falou da importância do livro para a festa. “Nestas páginas está retratada parte da história de fé e solidariedade do povo castelense. Um trabalho não somente religioso, mas também social, que os moradores daqui realizam há 50 anos, perpetuando um gesto de Irmã Vicência, que teve início lá de frente à Capela da Santa Casa e que hoje tomou toda essa dimensão”.

“Estamos orgulhosos de poder materializar essa história. Um momento tão importante para a história do nosso município, que este ano completa 85 anos de emancipação, tendo 50 deles dedicados à festa de Corpus Christi. Obrigado Joelma pela pesquisa tão importante. Obrigado Governador Renato Casagrande e toda sua equipe responsável pela publicação deste livro”, agradeceu o Prefeito Jair Ferraço.

A pesquisadora fez questão de agradecer à Prefeitura e ao Governo do Estado. “Quando Renato Casagrande era Senador eu encontrei com ele e falei da intenção de escrever este livro e ele disse que me apoiaria. Estou muito feliz, pois esse sonho se tornou realidade com Casagrande hoje à frente do Governo do Estado”, disse emocionada Joelma Cellin agradecendo o apoio de a Prefeitura ter contratado a pesquisa e do Governo do Estado ter editado e publicado o livro.

Encerrando a cerimônia de pouco mais de 20 minutos, o Governador agradeceu à Paróquia e ao povo castelense. “Fiquei sabendo pelo livro, que já tive o privilégio de ler, que Irmã Vicência teve como exemplo a festa de Corpus Christi da cidade de Matão, no interior de São Paulo. Tive o privilégio de poder participar e colaborar com muitas festas enquanto morei em Castelo. Hoje, como Governador, é uma alegria estar lançando este livro, quando se comemora 50 anos, demonstrando como a fé constrói essa arte coletiva. Esta é, com certeza, a mais bonita festa de Corpus Christi do Brasil”, afirmou Renato Casagrande, parabenizando todos os envolvidos na festa.
.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário