quinta-feira, 2 de maio de 2013

Limpeza do Canal Guaranhus beneficia sete bairros, Vila Velha



Texto: Angela Beserra / Foto: Camila Vargas

Desobstrução do Canal de Guaranhuns - Imagem: Camila Vargas
A Secretaria de Obas da Prefeitura de Vila Velha está realizando a limpeza e a desobstrução do Canal Guaranhus, com o objetivo de amenizar os transtornos dos alagamentos nos bairros Pontal das Garças e Darly Santos. O serviço também visa a melhorar o escoamento das águas da chuva que atingem os bairros do entorno do Dique do Canal ( Nova Itaparica, Jardim Guaranhuns, Nova América, Araçás e Jardim Asteca).
O trabalho vai durar 60 dias. Estão sendo utilizados uma escavadeira hidráulica, uma pá carregadeira e dois caminhões trucks (com dois eixos, e por consequência suporta maior peso). O material retirado do canal esta sendo levado para o local de transbordo depois de secar. Os operários ficarão mais tempo na montante (nascente do canal) onde há o acúmulo de lixo e entulho.
Plano Emergencial - A limpeza e desobstrução dos canais foram iniciadas em março, dentro do Plano Emergencial de combate as enchentes. O trabalho está sendo realizado em parceria com o Governo do Estado, com investimento na ordem de R$ 1,8 milhão. O Canal da Costa foi o primeiro a ser contemplado, seguido da Bacia do Canal do Congo, que corta os bairros Ulisses Guimarães e Barramares.
Outra frente de trabalho acorre no Canal Marilândia, numa extensão de 8 quilômetros, na região de Cobilândia. O objetivo é aperfeiçoar a vazão das águas e assim minimizar os transtornos causados pelas fortes chuvas. O plano ainda prevê a ligação do Canal Bigossi com o Canal da Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário