segunda-feira, 20 de maio de 2013

MOBILIZAÇÃO PELA EDUCAÇÃO EM CASTELO




A "Mobilização Sobre a Conferência Nacional de Educação", realizada no dia 16 de maio, no auditório da Escola Municipal “Constantino José Vieira”, foi uma etapa preparatória para a Conferência Nacional de Educação - CONAE 2014, e é uma exigência do Governo Federal. A realização de conferências municipais tem o objetivo de dar voz à sociedade na melhoria da educação.

.

O evento contou com a presença do Prefeito Jair Ferraço, da Secretária Municipal de Educação Devani Sossai Nicoli, do Vereador Pedro Falçoni, da Supervisora de Ensino Andressa Bonato, do Professor Deyvisson Luiz Vetorazi e do Professor de Educação Física e Membro do Conselho Municipal de Educação Paulo Roberto Beloti Vargas.

O professor Paulo Roberto Beloti Vargas ressaltou a importância de uma educação de qualidade no Brasil: "Precisamos nos movimentar a favor de uma campanha, discutir essa conferência que é de grande importância, hoje a nível nacional. Nem todos têm educação de qualidade e esse é o momento de contrapor isso", opinou o professor.

A Mobilização teve a participação de professores e membros de todas as escolas estaduais, municipais e da rede particular do município, totalizando mais de cem pessoas. O Prefeito Jair Ferraço falou sobre a valorização do profissional da educação, e confirmou presença no evento de Cachoeiro, onde será o representante dos prefeitos da Região Sul: "Em Cachoeiro, nos dias 25, 26 e 27 serão discutidas as políticas de educação para podermos levar as propostas mais adiante, a nível federal. Vamos discutir o que nos aflige e colocar propostas para uma educação mais apropriada. A Prefeitura está de portas abertas, e os Secretários Municipais são um canal de conversa entre a prefeitura e o servidor", disse o Prefeito.

A Supervisora de Ensino, Andressa Bonato falou sobre a importância da Mobilização Sobre a Conferência Nacional de Educação: "Esse diálogo serve para nos aproximar da temática sobre educação. Estamos em um dia de mobilização, onde os gestores devem puxar os professores para esse assunto. A palavra democracia quer dizer poder político atribuído ao povo, ou seja, o povo tem direito igualitário nas decisões. É o momento de exercer a democracia ideal, de várias maneiras, como conferências municipais, onde os Conselhos Municipais de Educação são criadores e atuantes”, concluiu.

A Conferência mobiliza os profissionais do magistério e da sociedade organizada para serem participantes ativos do processo de construção de políticas públicas que atendam as demandas da educação nacional”, falou a Secretária Municipal de Educação, Devani Sossai Nicoli.

A segunda edição da CONAE, prevista para acontecer entre os dias 17 e 21 de fevereiro de 2014, em Brasília, terá como tema central “Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”.

.


Nenhum comentário:

Postar um comentário