terça-feira, 7 de maio de 2013

Moradores da região de Santo Antônio participam da 1ª pré-conferência de saúde



Marcos Salles
Criança deitada sendo segura por um homem e uma enfermeira
Propostas para melhorar o atendimento na rede municipal de saúde serão levantadas nas pré-conferências
Os debates com os moradores para a formulação de propostas que serão encaminhadas para a 8ª Conferência Municipal de Saúde começam nesta terça-feira (7), das 18 horas às 21h30, na Região 4 (Santo Antônio), no auditório do Centro Municipal de Especialidades (CME), no bairro Mário Cypreste. É o começo das chamadas pré-conferências.
A secretária municipal de Saúde, Sony de Freitas Itho, explica a importância da participação popular no evento. "O relatório final da conferência vai orientar a elaboração do Plano Municipal de Saúde para os próximos quatro anos. Por isso, as pré-conferências se configuram no momento ideal para que a sociedade apresente as suas propostas e sugestões. São espaços democráticos, que contam com a participação de gestores, prestadores de serviços e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)".
As conferências têm como objetivos principais avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para as formulações das políticas de saúde nos municípios.
Em Vitória, tudo o que for proposto na 8ª Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de junho, subsidiará a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) na elaboração do Plano Municipal de Saúde 2014–2017 de forma participativa e descentralizada.
Vitória possui seis regiões de saúde e cada uma irá receber uma pré-conferência. Em abril, os conselhos locais de saúde já elegeram quatro delegados titulares e quatro suplentes de cada região de saúde. No entanto, essa definição só será validada se os eleitos participarem das pré-conferências.
Cada região contará com oito ou 12 delegados, conforme critério populacional: até 50 mil habitantes, oito delegados, e acima de 50 mil habitantes, 12 delegados.
André Sobral
Fachada do Centro Municipal de Especialidades
Centro Municipal de Especialidades irá sediar a primeira pré-conferência de saúde Ampliar
Programação
Região 4 – Santo Antônio
Quando: terça-feira (7), das 18 às 21h30
Onde: Centro Municipal de Especialidades de Vitória, na avenida Dário Lourenço de Souza, 120, Mário Cypreste
Região 2 – Maruípe
Quando: 9 de maio, das 18 às 21h30
Onde: Casa do Cidadão, na avenida Maruípe, nº 2.544, Itararé
Região III – Centro
Quando: 14 de maio, das 18 às 21h30
Onde: Centro Municipal de Especialidades de Vitória, na avenida Dário Lourenço de Souza, 120, Mário Cypreste
Região I – Continental
Quando: 15 de maio, das 18 às 21h30
Onde: Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Marechal Mascarenhas de Moraes, na avenida Jerônimo Vervloet, nº 560, Maria Ortiz
Região VI – Forte São João
Quando: 21 de maio, das 18 às 21h30
Onde: Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (Etsus), na rua Maria de Lourdes Garcia, nº 474, Ilha de Santa Maria
Região V – São Pedro
Quando: 22 de maio, das 18 às 21h30
Onde: Unidade de Saúde Conquista e Nova Palestina, na rodovia Serafim Derenze, s/nº, São Pedro V

Nenhum comentário:

Postar um comentário