terça-feira, 28 de maio de 2013

Moradores de São Pedro conhecem projetos para a região no Gabinete Itinerante


Yuri Barichivich
Senhora sorrindo
Dona Maria José de Jesus mostrou simpatia e cidadania durante participação na reunião do Gabinete Itinerante
Yuri Barichivich
Pessoas sentadas em auditório
Moradores lotaram a quadra da Emef Neusa Nunes para participar da reunião
Para conhecer os projetos da Prefeitura de Vitória para a Grande São Pedro, dona Maria José de Jesus, 102 anos de idade, jantou mais cedo e foi participar, na noite desta segunda-feira (27), da terceira edição do Gabinete Itinerante.
Moradora da região há 30 anos, ela foi levada para a reunião pela filha Terezinha Carvalho Ferreira em uma cadeira de rodas. "Morar aqui é bom. Mas precisamos conversar com o prefeito, que pode fazer algumas coisas para ficar melhor", disse.
Lideranças comunitárias de toda a região participaram do encontro, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Neusa Nunes Gonçalves, em Nova Palestina. O prefeito Luciano Rezende abriu os trabalhos anunciando que vai recuperar e ampliar a iluminação da Grande São Pedro. "Vamos substituir a luz amarela pela luz branca, de LED, que ilumina mais e é mais econômica. Aliás, vamos mudar a iluminação de toda cidade em quatro anos, valorizando os bairros e aumentando a segurança", disse.
O prefeito lembrou que a Guarda Civil Municipal já está atuando 24 horas por dia, que, até o final do ano, vai contratar 100 novos agentes e que ainda contará com 100 novas câmeras de videomonitoramento, o que reforçará a segurança em toda a cidade. Outro assunto da reunião foi a rodovia Serafim Derenzi, que já foi recuperada e está recebendo sinalização. "Precisamos que a comunidade nos ajude a fiscalizar a ciclovia. Não podemos deixar carros, motos e reboques obstruindo a passagem dos ciclistas, que são trabalhadores, estudantes, pais e mães", afirmou o prefeito.
As obras da Poligonal 10 (Conquista) também foram apresentadas pelo prefeito e ele enfatizou que vai dar atenção especial ao saneamento de Inhanguetá e Grande Vitória. Por fim, anunciou ações, como obras e capacitação de pessoal para o Polo Gastronômico na Ilha das Caieiras."Na Semana Santa de 2014, a Ilha das Caieiras já será referência em nossa culinária".

Participação popular

A participação popular nos projetos para a cidade é um dos princípios da gestão de Vitória. Debatendo planejamentos e ações diretamente com os moradores dos bairros, o Gabinete Itinerante promove a gestão compartilhada.
"Esta reunião é uma oportunidade de conversar diretamente com o prefeito e os secretários. Na próxima reunião, esta escola vai ficar lotada de moradores", disse Sebastião Rodrigues Souza, Tião, delegado do Orçamento Participativo pela região.
Para Ana Lúcia da Silva, a "Aninha", presidente da Associação de Amigos do Bairro Conquista, o contato direto com os gestores é importante para a comunidade. "Precisamos saber como está o andamento dos processos que são importantes para nós. A reunião é uma forma de poder acompanhar mais de perto o que está sendo feito", disse. 
A discussão não acaba na reunião. O prefeito anunciou que a população pode se manifestar no site da Prefeitura de Vitória e nas redes sociais. "Em breve, vocês poderão gravar um vídeo e postar no site da Prefeitura para falar com o prefeito", anunciou. O Gabinete Itinerante já realizou reuniões nos bairros Centro e Jardim Camburi.
Yuri Barichivich
Prefeito falando
Prefeito Luciano Rezende falou dos projetos de iluminação e segurança e das obras que serão implantados na região
Yuri Barichivich
Família reunida
Aninha, o marido, Horácio Diniz, e o filho participaram da reunião e destacaram a importância da interação entre comunidade e Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário