terça-feira, 7 de maio de 2013

Municípios capixabas debatem implantação de coleta seletiva


Gestores de 45 municípios do Espírito Santo participarão, entre esta segunda (06) e sexta-feira (10), de palestras sobre ResíduosSólidos Urbanos promovidas pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e pelo Ministério Público do EspíritoSanto (MPES), em parceria com a Tetra Pak.
O objetivo principal é estimular esses municípios a implementarem a coleta seletiva, a criar associações de catadores de materiais recicláveis, além de esclarecer dúvidas básicas sobre a formação e gerenciamento de cooperativas de coleta seletiva. 

O público alvo são os gestores envolvidos no acompanhamento das organizações de catadores e coleta seletiva, ligados às secretarias de Meio Ambiente e àquelas responsáveis pela limpeza urbana, além de catadores com potencial para se organizarem em associações e cooperativas.

Essa ação faz parte de um trabalho de educação ambiental desenvolvido pelo Iema e pelo MPES para implantar a coleta seletiva nos municípios, promovendo a redução de lançamento de resíduos no meio ambiente, o reaproveitamento de materiais, a valorização dos catadores, a geração de emprego e renda.

No mês de abril, foram ministradas oficinas de capacitação para catadores de materiais recicláveis; de 06 a 10 de maio acontece a etapa de trabalho junto aos gestores municipais; e de 21 a 24 de maio serão promovidas oficinas pedagógicas para professores das redes de ensino fundamental de 16 municípios. 

As palestras para os gestores municipais serão realizadas em nove municípios do Estado, para grupos de cinco, totalizando 45, de acordo com o cronograma a seguir:
    
Segunda-feira (06)
08h30 - Piúma: Piúma, Presidente Kennedy, Marataízes, Iconha, Rio Novo do Sul
15 horas - Muqui: Muqui, Mimoso do Sul, Atílio Vivácqua, Jerônimo Monteiro, Alegre

Terça Feira (07)
08h30 - Iúna: Iúna, Guaçuí, Muniz Freire, Ibitirama, Irupi
15 horas - Venda Nova: Venda Nova do Imigrante, Marechal Floriano, Domingos Martins, Vargem Alta, Conceição do Castelo

Quarta-feira (08)
08h30 – Afonso Cláudio: Afonso Cláudio, Laranja da Terra, Brejetuba, Ibatiba, Alfredo Chaves
15 horas – Santa Maria de Jetibá: Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Baixo Guandu, Itaguaçu, Itarana

Quinta-feira (09)
08h30 – Mantenópolis: Mantenópolis, Água Doce do Norte, Alto Rio Novo, Ecoporanga, São Domingos do Norte
15 horas - São Gabriel da Palha: São Gabriel da Palha, Nova Venécia, Vila Pavão, Águia Branca, Rio Bananal

Sexta-feira (10)
8h30 – Jaguaré: Jaguaré, Conceição da Barra, Pedro Canário, Sooretama, Vila Valério


Informações à Imprensa Assessoria de Comunicação Seama / Iema Isabela Nucci (27) 3636 2592 / 9844 4831 meioambiente.es@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário