terça-feira, 7 de maio de 2013

População propõe melhorias para a Microrregião Rio Doce


Moradores da Microrregião Rio Doce participaram na tarde desta terça-feira (07), em Aracruz da oitava audiência pública para discussão do orçamento 2014. Durante o evento, representantes de Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Rio Bananal e Sooretama se informaram, discutiram e deram opiniões de melhorias para toda a microrregião. A audiência pública foi realizada por meio da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP) e contou com a participação do governador Renato Casagrande, que prestou contas das ações do Governo em 2012, do que está sendo feito neste ano e ouviu sugestões para 2014.

Na abertura do evento, o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Robson Leite, destacou que as audiências públicas se consolidaram como uma importante ferramenta do governo Casagrande. “Elas reforçam a premissa de um governo democrático e consolida a prioridade de trabalharmos para um desenvolvimento regionalmente equilibrado”, disse.

O governador Renato Casagrande reforçou o a importância da participação da população na discussão do orçamento. “Chegamos à oitava audiência. Tem sido um sucesso de participação. As pessoas passaram a acreditar e estão aqui contribuindo. Realizamos esse debate hoje em uma região estratégica, onde estão localizados empreendimentos privados grandes, e que também tem recebido atenção do governo. Começamos a pensar um planejamento a curto prazo, o que a população dessa região deseja para o próximo ano. Mas a mensagem que queremos deixar aqui é que mais importante do que pensar o município, é pensar a microrregião. Com essa idéia de pensar o todo, a microrregião ganha em escala política, populacional e econômica”, destacou.

Após a solenidade de abertura, seis grupos foram formados para a discussão dos temas: Inovação, Desenvolvimento e Melhoria da Gestão Pública; Infraestrutura Urbana e Integração Logística; Prevenção e Redução da Criminalidade; Agricultura e Meio Ambiente; Educação, Cultura, Esporte e Lazer; e Saúde e Proteção Social. Cada grupo contou com um secretário de Estado como coordenador.

A moradora de João Neiva, Daniela Souza, que participa pela segunda vez das audiências públicas, falou da importância desse momento. “As audiências promovem um desenvolvimento igualitário, dando oportunidade para que todas as regiões cresçam juntas. É um instrumento de transparência importante para o governo e para a população”, disse.

A audiência pública é uma das formas de participação e de controle popular da administração estadual, com a finalidade de informar, discutir, tirar dúvidas e ouvir opiniões e demandas da população.

Orçamento

Com o resultado das audiências públicas será elaborada a Lei Orçamentária Anual (LOA), que é um instrumento de planejamento de curto prazo, compatível com Plano Plurianual (PPA), utilizado pela administração pública para demonstrar todos os recursos que serão arrecadados (receita), assim como todos os valores a serem gastos (despesas) em um determinado exercício financeiro.

As audiências serão realizadas ainda nos municípios em Marataízes e Vitória. Barra de São Francisco, São Gabriel da Palha, São Mateus, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Venda Nova do Imigrante e Santa Maria de Jetibá já receberam o governo para discutir o orçamento para 2014.

Interatividade

Além das audiências presenciais, o Governo do Estado lançou o site www.orcamento2014.es.gov.br para permitir que a população sugira propostas para melhorias da sua região. Os interessados podem enviar novas sugestões ou opinar sobre alguma que já tenha sido postada no site.

Para obterem informações atualizadas sobre o andamento das audiências públicas, os internautas encontram também as redes sociais do Orçamento 2014, o twitter (www.twitter.com/@OrcamentoES) e o Facebook (www.facebook.com.br/OrcamentoES).


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/SEP Raphael Marques Tel.: 3636-4258 / 9766-0348 raphael.marques@planejamento.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário