quinta-feira, 16 de maio de 2013

Praça Costa Pereira vira palco de mobilização contra violência sexual



Diego Alves
Pessoas na praça
Centenas de pessoas participaram das ações na praça Costa Pereira, no Centro
Diego Alves
Pessoas na praça
Coral do Centro de Convivência para a Terceira Idade do Centro fez uma apresentação
A praça Costa Pereira, no Centro, virou palco de mobilização contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes na tarde desta quinta-feira (16). Diversas ações educativas e de saúde, além de apresentações musicais, foram realizadas para chamar a atenção da comunidade para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio).
O objetivo foi sensibilizar a população para a necessidade de combater e denunciar esse tipo de crime. Para a psicóloga doCentro de Referência em Assistência Social do Centro, Rita Galvão, a ação é uma forma de ajudar a prevenir a violência sexual. "Estamos aqui para mostrar que é preciso ficar atento e denunciar. Prevenção é o melhor caminho. Temos dados de que 60% dos abusos são feitos por parentes mais próximos à vítima. É fundamental dar ouvidos ao que a criança diz e denunciar ao Disque 100", afirma.
A psicóloga explica ainda que é importante observar as mudanças abruptas no comportamento e no corpo da criança. "Quando a criança se torna agressiva ou chorosa, ou tem uma sexualidade aflorada precocemente ou medo de determinadas pessoas, pode ser um indicativo de que ela esteja sofrendo algum tipo de violência. Além disso, questões fisiológicas devem ser consideradas. Se ela ficar muito ansiosa, se apresenta machucados no órgão genital e tem terror noturno, é preciso averiguar e denunciar o crime", explica Rita.
O eletricista Zenilton Luiz da Silva, 52 anos, aproveitou a ação para se informar e cuidar da saúde. "Acho que essa ação é muito importante para nós porque toda a sociedade deve trabalhar junta e denunciar. Gostei muito do gibi educativo que fala sobre o assunto e ainda aproveitei para aferir minha pressão. Também achei linda a música apresentada pelo coral dos idosos".

Ações

Para chamar a atenção da população, foram realizadas várias ações, como palestra sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes, apresentação musical com o coral do Centro de Convivência para a Terceira Idade do Centro, aferição da pressão e cadastro para o programa Aprendiz Legal. Além disso, foi exibido um filme sobre a história da menina Aracelli Cabrera Sanches, símbolo da luta de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Participaram dessa mobilização os Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas), Centros de Referência em Assistência Social (Cras), Unidades de Saúde da Fonte Grande, Centro, Ilha do Príncipe, Santa Tereza e Morro do Quadro, escolas do território, coletivos do Projovem, Conselho Tutelar, Centro de Convivência para a Terceira Idade do Centro e Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee).
Diego Alves
Cadastro estagio
Jovens puderam se inscrever em programa de estágio durante as atividades
Diego Alves
Homem
O eletricista Zenilton Luiz da Silva, 52 anos, aproveitou a ação para se informar e cuidar da saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário