sexta-feira, 3 de maio de 2013

Prefeitura de Vila Velha interdita casa de repouso de idosos clandestina



Texto: Emerson Cabral / Foto: Camila Vargas

Interdição de Azilo de Idosos Ilegal - Imagem: Camila Vargas
A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Vila Velha interditou na manhã desta sexta-feira (03) um abrigo de idosos que funcionava clandestinamente em uma residência do bairro Cobilândia. Dez idosos encontravam-se na residência no momento da interdição. Nove deles foram encaminhados para suas famílias e o décimo, que não possui parentes, foi internado em um abrigo municipal. O local, além de não ter alvará sanitário para funcionamento, é insalubre e inadequado para a finalidade, conforme constatado em fiscalizações anteriores.
Segundo os fiscais da Vigilância Sanitária, a casa não tem higiene, a climatização é precária e os idosos conviviam com animais (gatos e pássaros), que representam risco de doenças aos idosos. Além disso, as camas e colchões não eram apropriados, sem grades de proteção ou afastamento de paredes e entre camas. Idosos do sexo masculino e feminino dormiam no mesmo quarto, além de não ter qualquer prontuário dos mesmos, bem como receituário, evoluções, informações de nomes, idades e familiares dos idosos.
Alguns idosos relataram que sofriam agressões físicas, razão pela qual a interdição foi acompanhada por policiais militares, a pedido da Vigilância Sanitária. A proprietária da residência, Marilde Ferreira, foi encaminhada pelos policiais para prestar depoimento em uma delegacia.
A fiscalização verificou também que faltava na casa local para guardar medicamentos. Psicotrópicos estavam misturados a medicamentos comuns, sem qualquer identificação dos usuários.

O que a fiscalização também encontrou no local:

- Falta de recursos humanos para atendimento e cuidado dos idosos
- Apenas a proprietária, a filha e uma amiga cuidavam dos idosos, sem qualquer experiência ou formação
- Idosos com sinais de escabiose (sarna)
- Residência sem sistema de proteção com barras de apoio, sem mecanismos antiderrapantes no piso
- A residência fica no segundo andar, com acesso difícil por escada, levando ao isolamento dos idosos
- Não havia acompanhamento nutricional
- A alimentação era armazenada de maneira inadequada
- A cozinha apresentava sinais de falta de higiene e no momento da inspeção faltava água na pia e reservatório de água mineral
- Banheiros sujos e sem proteção de barras
- Roupas misturadas e amontoadas em armários e sacolas plásticas

Nenhum comentário:

Postar um comentário