segunda-feira, 27 de maio de 2013

Prefeitura de Vitória dá posse a novos membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente


Imagem divulgação
Pessoas sentadas
Novos conselheiros participaram da solenidade de posse no auditório do Ciac
Os 52 novos conselheiros (titulares e suplentes) do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema) tomaram posse na tarde desta segunda-feira (27), no auditório do Centro Integrado de Atendimento do Cidadão (Ciac).
Participar do Comdema já faz parte da vida do professor de Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Mauricio Pereira do Nascimento. Ele, que está no conselho há 16 anos, sente-se feliz por poder participar. "É uma oportunidade de poder contribuir para o desenvolvimento do meu município", disse.
Já para a "novata" Agta Maria Siqueira, representando a Secretaria Municipal de Educação, é um desafio estar no conselho. "Acredito que seja o local de interação entre o poder público e a sociedade civil organizada em prol da defesa do meio ambiente".
Outro conselheiro a renovar a sua participação no Comdema é o tecnólogo em Sistemas Sanitários da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan) Filipe Jorge Bergel. "No conselho, posso contribuir para o meio ambiente no município de Vitória", afirmou.
Imagem divulgação
Pessoas sentadas
Prefeito Luciano Rezende discursou para os conselheiros durante a solenidade

Participação

Os 52 conselheiros e suplentes representam 26 entidades, entre elas as secretarias municipais de Meio Ambiente, Desenvolvimento da Cidade, Educação, Saúde e Serviços. Também está representada a Procuradoria Jurídica Municipal e a Comissão da Câmara Municipal de Vitória.
Também fazem parte do Comdema o Instituto Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Iema), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e Instituto Jones dos Santos Neves (IJN), além da Cesan, organizações populares e comunitárias com atuação no Conselho Popular de Vitória (CPV) e entidades ambientalistas com atuação no município, que, neste ano, serão representadas por duas novas entidades: Associação Ambiental Voz da Natureza e Instituto Capixaba de Ecoturismo (ICE).

Gestão compartilhada

A solenidade de posse contou com a presença do prefeito de Vitória, Luciano Rezende, que falou da importância do Comdemana busca por melhor qualidade de vida no município. "Nosso governo é de gestão compartilhada e quero poder contar com o conhecimento e a energia de vocês para, juntos, governarmos esta cidade". 
O secretário municipal de Meio Ambiente, Cleber Guerra, disse que o Comdema tem a responsabilidade de analisar e dar pareceres e deliberações políticas a projetos ambientais que são melhores para a cidade.
O Comdema é regulamentado pelo decreto 15.703, de 14 de maio de 2013, e a composição de quem participa é determinada pelo artigo 14 da lei municipal 4.438/97. Os conselheiros se reúnem mensalmente, e o primeiro encontro será no dia 10 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário