terça-feira, 14 de maio de 2013

Prefeitura de Vitória faz atos públicos pelo combate à violência sexual infanto-juvenil



Divulgação Semas
Caminhada do Dia Nacional de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes
Caminhada na praia de Camburi vai levar mensagem em defesa das crianças e dos adolescentes
Várias ações vão marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio) em Vitória. Por conta da importância da data, os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) programaram atos públicos em algumas regiões da capital.
O objetivo é chamar atenção para esse problema e convidar toda a sociedade a participar do ato público em defesa de crianças e adolescentes. Os eventos contam com a participação de toda a rede socioassistencial dos territórios, além da parceria com profissionais da saúde.
Nesta quarta-feira (15), a ação acontece na quadra da Ilha de Santa Maria, com apresentações de percussão doCircuito Cultural de São Pedro e apresentações de capoeira do projeto Caminhando Juntos de Consolação. Neste mesmo dia, será exibido o documentário "Araceli" na praça de Jucutuquara. Nesta quinta (16), haverá medição de pressão arterial, atividades para crianças e apresentações culturais na praça Costa Pereira.
No dia 21 (terça-feira), acontece o Seminário do Fórum Municipal de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, das 8 às 18 horas, no auditório da Prefeitura de Vitória. O objetivo do evento é chamar atenção para esse tipo de violência, muitas vezes considerado um tabu na sociedade.
"Algumas pessoas preferem não enxergar o problema ou não denunciam as agressões, pois muitas vezes a violência é cometida por pessoas muito próximas da criança e da família. Falar sobre esse assunto é uma forma de tirá-lo da gaveta e encorajar as vítimas a buscar ajuda", explica a coordenadora do Fórum Municipal de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, Roseane Fernandes.
Para marcar a data, ainda está programada uma caminhada no próximo dia 26 (domingo), a partir das 8 horas, com saída do píer de Iemanjá, em Camburi, em direção à avenida Adalberto Simão Nader. A Prefeitura de Vitória orienta os participantes a utilizar peças de roupa branca ou roxa.
Elizabeth Nader
Sentada, com boneca ao lado, menina esconde rosto entre os braços e as pernas
Objetivo dos eventos é chamar a atenção para a violência sofrida por crianças e adolescentes
Programação
Quarta-feira (15)
Local: quadra de Ilha de Santa Maria
Horário: das 9 às 12 horas
Atividades: apresentações de percussão do Circuito Cultural de São Pedro, exibição de capoeira do Cajun de Consolação e espaços reservados para atendimento à comunidade com equipes da saúde
Local: praça de Jucutuquara
Horário: das 13h30 às 16 horas
Atividades: apresentação de pequeno documentário sobre a menina Araceli e apresentações culturais
Quinta-feira (16)
Local: praça Costa Pereira
Horário: das 13 às 16 horas
Atividades: medição de pressão arterial, atividades para crianças e apresentações culturais
Dia 21 (terça-feira)
Local: auditório da Prefeitura de Vitória
Horário: das 8 às 18 horas
Atividade: Seminário do Fórum Municipal de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes
Dia 26 (domingo)
Local: praia de Camburi
Horário: a partir das 8 horas
Atividade: caminhada, com saída do píer de Iemanjá e chegada no cruzamento das avenidas Dante Michelini e Adalberto Simão Nader

Nenhum comentário:

Postar um comentário