quinta-feira, 23 de maio de 2013

Prefeitura já retirou mais de 1.000 famílias de áreas de risco na capital


"Morava em um barraco de madeira, sem segurança nenhuma, e nem conseguia dormir à noite com medo de acontecer alguma tragédia. Agora, graças à Prefeitura de Vitória, consigo pagar um aluguel e moro em uma casa muito melhor". Esse é o relato da aposentada Maria Geralda de 60 anos, que recebe o benefício Bolsa Moradia, da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab).

Com o benefício, Maria Geralda recebe cerca de R$ 410 e alugou uma casa em Gurigica bem mais confortável, de alvenaria, cerâmica, quarto, sala, banheiro e varanda. "A casa nem se compara com o meu barraquinho. Até me sinto mais animada para comprar mais coisinhas e decorar a casa", disse.
Assim como a aposentada, mais 1.046 famílias já foram atendidas pelo trabalho habitacional preventivo desenvolvido pela Prefeitura de Vitória com as famílias que residem em áreas de risco. Ele segue por três frentes de ação: locação social (Bolsa Moradia ou Aluguel Provisório), construção de casas (reassentamentos ou reconstrução) e acolhimento em abrigos.
Elizabeth Nader
D. Maria Geraldo Dos Santos recebe o bônus Moradia
Maria Geralda usou o benefício para alugar um imóvel em Gurigica
Elizabeth Nader
D. Zione Santos Sena recebe o bônus Moradia
Zione Sena não esconde felicidade por morar em uma casa segura
"A ocupação desordenada em áreas de risco geológico e a construção inadequada de moradias nos impõem uma série de medidas preventivas visando resguardar as vidas dessas pessoas, oferecendo a elas uma condição mais digna e segura de moradia", explicou o secretário municipal de Habitação, Sérgio Sá.
Quem também é uma das contempladas com o benefício Bolsa Moradia é a dona de casa Zione Santos Sena. Com 40 anos e sete filhos, a única renda da família é um salário mínimo que o marido recebe. "O Bolsa Moradia caiu do céu para nossa família. Conseguimos alugar uma casa em Gurigica bem melhor do que a nossa, que estava condenada pela Defesa Civil", explicou.
Os benefícios Bolsa Moradia/Aluguel Provisório, Reassentamentos e Abrigos para pagamento de aluguel são transitórios, a fim de que essas famílias deixem os imóveis em risco e passem a viver com segurança até que sejam inseridas em algum programa habitacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário