quarta-feira, 22 de maio de 2013

Produtor de leite consegue aumentar em 180% a produção com técnicas simples



Com técnicas de recuperação de pastagem e melhoria no manejo, a produção saltou de 60 para 170 litros de leite por dia
           
Ao perceber o potencial de sua propriedade no Córrego da Serrinha, em São Mateus, e a necessidade de aumentar a produção, Gelson Rigueti Betim, aplicou técnicas simples de recuperação de pastagem, melhora do manejo e compra de matrizes e conseguiu aumentar a produção de leite, que era de 60 litros por dia, para uma média diária de 170 litros em apenas quatro meses e com 14 vacas em sua propriedade.
           Membro da Cooperativa Veneza há cinco anos, no último mês de janeiro, o produtor decidiu entrar no programa Leite Certo, da Veneza, na tentativa de aumentar sua produção. Desde então, começou a receber o acompanhamento técnico do Zootecnista, Flávio Macedo, que faz visitas mensais com a finalidade de ajudar a melhorar o processo produtivo na propriedade.
Uma das orientações dadas por Macedo é com relação à alimentação das vacas que deve ser feita durante o dia. Ele explicou que “elas ficam confinadas e recebem ração, silagem de milho e capim elefante triturado na hora. Já a noite elas vão para as mangas em regime extensivo, formadas por brachiarão”. O zootecnista disse ainda que para o próximo ano a intenção é aumentar a ainda mais a produção e trabalhar com ensilagem de milho e sorgo.
O produtor, que além deste procedimento faz um controle diário da produção, pesagem e produção por animal para avaliar os custos e a viabilidade da atividade, avalia como positivo os resultados, pois alcançou aumento de produção sem alterar o custo benefício com a alimentação diária.
“O acompanhamento do técnico, o atendimento ao cooperado, o serviço veterinário, o subsídio na ração, os cursos e o incentivo e apoio para fazer a silagem, proporcionaram uma redução de custo de produção, pois se o cooperado for fazer por conta própria, ele aumenta os custos e acaba inviabilizando a produção”, explica.  Com apenas quatro meses de atividades no programa, os resultados começaram a aparecer. A produção leiteira que era de 60 litros saltou para uma média de 170 litros por dia com apenas 14 vacas, um aumento de 180% na produção.


O programa
O Leite Certo consiste em uma consultoria técnica disponibilizada pela Cooperativa Veneza aos produtores, em suas propriedades, que receberão informações voltadas para o melhor desenvolvimento da produção como técnicas de pastagem, plantio, balanceamento de dietas para os animais além de traçar metas de produção individual por área. O programa ainda prevê a inutilização de atravessadores, com isso a produção passa a ser negociada diretamente com o comprador, reduzindo os custos finais. Com as consultorias, os produtores aprendem que o gado precisa ter uma dieta balanceada e diferenciada conforme a época do ano e passam a traçar metas de produção individual por área, entre outras lições. 

Outras informações:
A propriedade é conhecida como sítio Boa Fé e está localizada no Córrego da Serrinha, em Nova Verona, São Mateus. O local fica há 16 quilômetros de Nova Venécia.


http://www.wcomunica.com.br/imagem/assinaturas/nova/images/logo2.jpg

NATHALIA POMPERMAIER - W / IMPRENSA
(27) 3149-1418
facetwitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário