segunda-feira, 20 de maio de 2013

PROJETO "AGROPOLOS" É IMPLANTADO EM CASTELO




Implantar uma nova alternativa de relacionamento entre o poder público e as Comunidades Agrícolas. Com esse objetivo a Secretaria Municipal de Agricultura inseriu no município de Castelo o Projeto “Agropolos”. Um Projeto que divide a área agrícola do município em cinco partes distribuídas de acordo com a localização de cada região. A cerimônia de lançamento dos Agropolos aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 17 de maio, na localidade de Departamento, na antiga Ascasul.

.

Estiveram presentes no lançamento o Prefeito Jair Ferraço, o Secretário Municipal de Agricultura, Gilberto Gava Marques, o Presidente da Câmara Municipal, Pedro Viana, Representantes do INCAPER e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e alguns Vereadores.

Foi realizado um sorteio para direcionar as cinco máquinas agrícolas, disponibilizadas pelo município, para os Polos. O resultado do sorteio foi: As comunidades de Fazenda do Centro, Pontões e Limoeiro comtempladas com três tratores, cada região vai ter uma máquina à sua disposição, uma retroescavadeira para a região de Estrela do Norte e uma pá mecânica para a de Patrimônio do Ouro.

As máquinas agrícolas vão atender os produtores rurais com preços subsidiados, e a cobrança vai ser feita pela Secretaria Municipal de Agricultura, através do Documento de Arrecadação Municipal – DAM. O atendimento vai ser de maio a agosto, durante a colheita do café, e após esse período vai acontecer um novo sorteio para existir uma rotatividade das máquinas e assim fazer com que todas as necessidades dos produtores sejam atendidas. O produtor rural para ser beneficiado pelo Projeto precisa estar com seu talão de produtor em dia.

Segundo o técnico agrícola e funcionário da Secretaria Municipal de Agricultura, Pedro Paiva, esse Projeto é uma nova alternativa de relacionamento entre o Poder Público e as Comunidades Agrícolas: “Com a formação dos Agropolos vamos democratizar as decisões através da participação de representantes de cada Polo Agrícola. Queremos estabelecer uma relação concreta de atendimento com as Comunidades”, disse o técnico agrícola, que é um dos responsáveis pela organização do Projeto .

Durante os meses de março e abril deste ano foram realizadas nas Comunidades Rurais reuniões onde o Secretário Municipal de Agricultura, Gilberto Gava Marques, apresentou o Projeto “Agropolo” e falou da sua importância para as regiões e da forma organizada de funcionamento do Projeto, que vai atender de forma esquematizada todas as regiões agrícolas do município.

.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário