sexta-feira, 31 de maio de 2013

Projeto vai beneficiar 400 famílias de agricultores de Linhares

Serão construídos tanques nas propriedades rurais dos agricultores. Os incritos vão receber assistência técnica para criar Tilápias

Um projeto da Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura e Abastecimento de Linhares vai beneficiar 400 famílias de agricultores do município. O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) destina até R$ 14,5 milhões para financiar a construção de tanques para a criação de peixes nas propriedades rurais dos inscritos no projeto.

O secretário de Agricultura, José Roberto Macedo Fontes, explicou que o benefício é destinado ao agricultor familiar. Para receber o dinheiro, o município tem de elaborar um projeto que trata sobre as fases de implementação do processo de construção dos tanques, assistência técnica para os produtores, a compra de alevinos e ração, além do beneficiamento da produção.

"Linhares é uma das nove cidades brasileiras que foram escolhidas para receber o recurso. Estamos elaborando o projeto com a intenção de finalizá-lo até o fim do mês que vem. A primeira etapa é a construção dos tanques escavados. Isso vai acontecer no segundo semestre. O agricultor receberá assistência técnica durante todo o processo", disse.

Até o processo final da produção, o agricultor não terá qualquer custo. O MPA ainda vai definir o percentual que o produtor terá como contrapartida quando estiver produzindo os peixes. Serão criadas Tilápias por causa da aceitação no mercado e facilidade de comercialização. O produtor também receberá assistência para vender os peixes. O alimento poderá ser distribuído em escolas e asilos de Linhares.

"Quem planta café ou outra cultura e tem o interesse em criar peixe, pode se inscrever. O objetivo é diversificar a produção e aumentar a renda familiar dos agricultores. Dessa forma, eles vão agregar valor às propriedades e implementar uma nova cultura", informou.

Os interessados podem se inscrever na Secretaria de Agricultura, localizada na Avenida Governador Lindemberg, nº 1313, Centro. O agricultor deverá levar o documento de posse da propriedade e o cadastro no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone: 3372-2121. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário