quinta-feira, 16 de maio de 2013

Psicanalistas auxiliam na ressocialização de internas da penitenciária de Cariacica


Um grupo de 120 mulheres que cumprem pena na Penitenciária Feminina de Cariacica (PFC) está recebendo a ajuda de psicanalistas. As sessões de psicanálise são individuais, mas também há palestras para as internas com temas escolhidos a partir da demanda surgida nos atendimentos individuais.

“O projeto surgiu há cerca de oito meses, depois que eu soube que as mulheres presas sentiam necessidade de contar suas histórias e de desabafar sobre os problemas que possuem”, explica a psicanalista Angela Cassol, coordenadora do projeto ‘A lógica do crime na mulher’. O projeto conta com a participação de mais sete profissionais: Alice de França Marques, Andressa Barreto de Prá, Camila Gimenes Rodrigues, Maria das Graças Daher Raymundi, Paulo Cezar Carleti, Pedro Braga e Tatiana Oliveira.

A proposta dos psicanalistas é dar condições às presas para que elas possam ter consciência dos motivos pelos quais se envolveram em crimes e, a partir daí, responsabilizarem-se pelos próprios atos. “Na pesquisa realizada no presídio, na primeira etapa do projeto, observamos que as reeducandas, em sua maioria, tendem a responsabilizar outros pelo seu crime, seja na figura da sociedade, do Estado ou de um familiar”, acrescenta Angela Cassol.

Com o trabalho, o grupo pretende ainda criar mecanismos de transformação, para que, durante o período de aprisionamento, as presas tenham condições de refletir e de modificar suas escolhas e atitudes. “Não adianta só privá-las da liberdade, é preciso oferecer tratamento e mostrar que elas cometeram erros, mas podem ter um futuro diferente”, explica a psicanalista.

Atendimento a funcionários

O grupo de psicanalistas, que atua voluntariamente, também presta atendimento à direção do presídio, aos agentes penitenciários, funcionários da administração e corpo técnico do presídio.  As agentes penitenciárias que atuam na unidade também recebem atendimento individual dos psicanalistas. O grupo também realiza palestras bimestrais com todos os agentes da PFC. A intenção é identificar questões, dúvidas e demandas em relação ao trabalho de ressocialização.


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação – Sejus Rosana Figueiredo (27) 9933-8195 - (27) 3636-5732 imprensa@sejus.es.gov.br rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br Twitter: @SejusES

Nenhum comentário:

Postar um comentário