segunda-feira, 13 de maio de 2013

Rap e hip hop garantem prêmio nacional a bibliotecária de Vitória



Kadidja Fernandes
Fachada da EMEF Aristóbulo Barbosa Leão
Marcela atua como bibliotecária na Emef Aristóbulo Barbosa Leão
O primeiro lugar do IV Prêmio Carol Kuhlthau pertence à servidora de Vitória Marcela Lopes Mendonça Coelho, bibliotecária da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Aristóbulo Barbosa Leão, que usou o rap e o hip hop para tornar a biblioteca escolar um espaço vivo e agradável.
Marcela criou um programa em que, quinzenalmente, os alunos de 1º ao 5º anos da unidade de ensino comparecem à biblioteca para participar de um momento de atividades ligadas ao incentivo à leitura, incluindo poesia, artes plásticas, contação de histórias, leitura, escrita e música (a servidora também toca violão e canta).
"Uso como base o hip hop e o rap para criar as músicas, o que acaba por exigir dos alunos a leitura correta das letras com o objetivo de alcançar a perfeição no momento de conferir melodia às músicas. O importante é destacar o ritmo, lembrando que é preciso falar corretamente todas as sílabas, para 'encaixar' o poema no ritmo", conta a bibliotecária.

Premiação

O prêmio Carol Kuhlthau constitui uma homenagem à professora norte-americana Carol Collier Kuhlthau, que tem destacada atuação na área de biblioteca escolar e que vem colaborando desde a década de 90 com o Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e tem como objetivo estimular iniciativas desenvolvidas por bibliotecários brasileiros, que colocam em evidência a função educativa da biblioteca escolar, envolvendo alunos em suas atividades.
Marcela terá como prêmio o custeamento das despesas para participação no 1º Fórum Brasileiro de Biblioteconomia Escolar: Pesquisa e Prática, que ocorrerá de 7 a 10 de julho de 2013, em Florianópolis (SC) paralelamente ao 25º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (CBBD).

Nenhum comentário:

Postar um comentário