quinta-feira, 2 de maio de 2013

Reunião do Polo de Laranja será realizada em Jerônimo Monteiro


O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) realizará, na próxima sexta-feira (03), a Reunião do Polo de Laranja da região Sul-Caparaó, com foco na produção de citros. O encontro será realizado às 16 horas, no Auditório do Departamento de Ciências Florestais e da Madeira da Ufes, em Jerônimo Monteiro.

Na ocasião, o engenheiro agrônomo do Idaf, Gilson Pinel de Mendonça, abordará a importância da identificação das principais pragas quarentenárias da citricultura. “Embora apenas a mosca negra exista no Espírito Santo, é fundamental que os produtores conheçam as principais medidas de controle sanitário para evitar a introdução de outras pragas ou doenças no Estado”, diz.

Pragas quarentenárias são aquelas de importância econômica, com potencial de causar danos aos vegetais, que estão restritas a uma região.

Os participantes também receberão informações sobre Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) com a palestra do engenheiro agrônomo do Idaf, Ringo Souza Batista. “O CFO é uma exigência estadual para o transporte interno de frutos e mudas de citros no Espírito Santo e é essencial para atestar a sanidade de uma produção”, explica Ringo.

A coordenadora do Polo de Laranja da Região Sul-Caparaó, Marianna Abdalla Prata Guimarães, apresentará o Relatório 2012, com as ações realizadas pelo Polo, como distribuição de mudas, reuniões, participações em congresso, entre outras, além do planejamento previsto para 2013 e discussões sobre comercialização.

“Em 2007 a produção de citros na região do Caparaó ocupava uma área plantada de cerca de 370 hectares. A expectativa é que até 2025 essa área chegue a 700 hectares. Entretanto, segundo dados do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), até 2012 a área plantada já era de 500 hectares. Esses números são resultado da consciência dos produtores quanto aos cuidados na lavoura e do investimento que tem sido feito pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura. Até 2012, aproximadamente 35 mil mudas de laranja foram distribuídas na região”, diz Marianna Abdala.


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/Idaf Francine Castro Tels: (27) 3636-3774/ 9946-7504 comunicacao@idaf.es.gov.br www.idaf.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário