terça-feira, 14 de maio de 2013

Secretaria de Cultura terá programação na Semana Nacional de Museus em Linhares



[ Por Ariane Gonçalves | 14/05/2013 ]
O objetivo do evento é promover o conhecimento, a valorização e a preservação do patrimônio arqueológico de Linhares
BIBLIOTECAA Secretaria de Cultura de Linhares já tem sua programação confirmada na 11ª Semana Nacional de Museus. Será apresentada uma exposição arqueológica entre os dias 15 de maio a 15 junho na Biblioteca Pública Municipal Antônio Azevedo Lima, na Praça 22 de Agosto, Centro, das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira.

A exposição que tem como tema Coisas velhas? Tesouros? Ou histórias vividas?  e seu objetivo é promover o conhecimento, a valorização e a preservação do patrimônio arqueológico de Linhares, além disso, também incluir o município entre as 535 cidades do país que participam do circuito com seus trabalhos  a fim de resgatar e preservar as identidades culturais regionais.

 "Por ser um evento em nível nacional é relevante destacar que Linhares possui a maior concentração de sítios arqueológicos do Espírito Santo, inclusive, a região do Vale do Suruaca apresenta uma diversidade arqueológica exclusiva, os moundes, que são assentamentos humanos que remontam um modo de vida datado em 5 mil anos antes do presente", disse o arqueólogo e secretário de Cultura, João Luiz Teixeira.

 A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) sob a coordenação do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e, este ano, tem por finalidade mobilizar os municípios com programações  em torno da mudança social que acontece por meio da criatividade e a memória que o museu oferece.

De acordo com o curador da exposição, Hauley Valim, a  ideia de realizar esta exposição surgiu a partir da necessidade de valorizar parte de uma história da sociedade linharense que ainda é desconhecida. "Queremos através de fragmentos arqueológicos mostrar como viviam os povos caçadores e coletores do litoral e, posteriormente, as ocupações indígenas na região", afirmou Hauley.

A exposição ainda reforça a funcionalidade e diversidade cultural que a Biblioteca Pública Municipal tem de recriar seus espaços por meio de outras formas de manifestações do conhecimento humano.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário