segunda-feira, 20 de maio de 2013

Sedu realiza fórum de educação e diversidade etnicorracial nesta terça-feira (21)


Discutir políticas públicas voltadas para a educação dos afrodescendentes, garantindo o seu acesso e permanência em ambiente escolar será um dos destaques do ‘Fórum Permanente de Educação e Diversidade Etnicorracial do Estado do Espírito Santo’, nesta terça-feira (21), às 13 horas, na Escola Estadual Renato Pacheco, localizada em Jardim Camburi, Vitória.

O evento, realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), contará com a presença do técnico educacional da Assessoria Especial de Currículo, Everaldo Simões, do técnico de Assessoria de Apoio Curricular, João Paulo Derocy Cêpa, e da subsecretária de Educação Profissional, Wanessa Zavarese Sechim.

O fórum terá como finalidade acompanhar, propor, subsidiar, avaliar e discutir a implementação da Lei de Diretrizes e Bases, artigos26A, 79A e 79B, alterados pela Lei 10.639/03, que institui a obrigatoriedade do ensino de História e cultura afro-brasileira e africana no currículo escolar dos níveis e modalidades da educação básica nas redes pública e privada.

Durante o fórum serão promovidas mesas redondas, debates com questões pertinentes à cultura afro em geral dentro da escola, incluindo as apresentações do Plano de Ação Etnicorracial e do projeto A Cor da Cultura, desenvolvido pela Sedu em parceria com a Fundação Roberto Marinho. 

“No contexto social o conteúdo sobre as relações étnico raciais merece uma atenção especial, devido à forma em que foi constituída a sociedade brasileira e as formas de manifestação do racismo”, destacou Everaldo Simões.

Além da temática educação, também serão enfatizados outros setores sociais como o trabalhista, o judiciário, o cultural, dentre outras áreas.  Podem participar do ‘Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnicorracial do Estado do Espírito Santo’ o público em geral, instituições governamentais e não governamentais universidades públicas e privadas.


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/ Sedu Rovena Storch/ Aline Nunes/ Karolina Gazoni Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706 E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ aanunes@sedu.es.gov.br/ karolina@sedu.es.gov.br/ jgviana@sedu.es.gov.br Texto: Juliano Viana Twiter: @sedu_es Facebook: www.facebook.com/SeduES

Nenhum comentário:

Postar um comentário