terça-feira, 7 de maio de 2013

Seminário debate ações para enfrentar violência sexual contra crianças e jovens



Elizabeth Nader
Menina sentada esconde o rosto,com boneca ao lado
Seminário vai incentivar as pessoas a denunciar os casos nos quais crianças e adolescentes são vítimas de violência sexual
Com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a necessidade de combater a violência sexual contra crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realiza o Seminário do Fórum Municipal de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, no dia 21 de maio, das 8 às 18 horas, no auditório da Prefeitura de Vitória.
Os interessados em participar do evento devem encaminhar um e-mail para senfrentamento@yahoo.com.br até a próxima terça-feira (14), informando nome completo, local de trabalho, cargo/função, telefone e e-mail de contato. Depois, devem aguardar a confirmação da inscrição. Os participantes terão direito a certificado de participação. As inscrições são gratuitas e limitadas.
O objetivo do seminário é chamar atenção para esse tipo de violência, muitas vezes considerado um tabu na sociedade. "Algumas pessoas preferem não enxergar o problema ou não denunciam as agressões, pois muitas vezes a violência é cometida por pessoas muito próximas da criança e da família. Falar sobre esse assunto é uma forma de tirá-lo da gaveta e encorajar as vítimas a buscar ajuda", explica a coordenadora do Fórum Municipal de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, Roseane Fernandes.
O secretário de Assistência Social de Vitória, Waguinho Ito, destaca a importância do seminário como forma de divulgar informações capazes de auxiliar os responsáveis pelas crianças e adolescentes. "Observar o comportamento da criança é importante, pois a vítima de violência sexual muda de comportamento, como forma de pedir ajuda. Os pais também precisam cuidar do acesso dos filhos à internet, evitando computadores no quarto, monitorando os contatos. É obrigação de toda a sociedade proteger a criança e o adolescente".
O seminário faz parte das ações realizadas pela Semas para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que ocorre em 18 de maio. A data foi escolhida pois se refere ao dia do desaparecimento da menina capixaba Araceli Cabrera Sanches, que foi drogada, espancada, estuprada e morta quando tinha apenas oito anos de idade por jovens da alta sociedade.

Como denunciar

A sociedade pode ajudar a combater a violência e a exploração sexual contra crianças e adolescentes denunciando esses crimes à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), aos Conselhos Tutelares e ao Disque 100.
As vítimas e suas famílias também podem buscar ajuda nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social(Creas), que disponibiliza o serviço de Proteção e Atenção Especializado às Famílias e Indivíduos (Paefi).

Nenhum comentário:

Postar um comentário