quinta-feira, 23 de maio de 2013

Serra realiza workshop sobre Controle Interno



Ação é da Controladoria do Municipio, que irá implantar o sistema na PMS
A Controladoria Geral do Município (CGM) realizou na última terça-feira (21) workshop sobre o Sistema de Controle Interno que será implantado no município da Serra. O evento contou com palestra dos auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCEES) Luís Filipe Vellozo de Sá e Eduardo Rios Santos, com o tema: O controle interno como instrumento de gestão para o município.  No evento estavam presentes o prefeito Audifax Barcelos, vários secretários municipais, subsecretários e diretores, além do controlador e do procurador da Câmara dos Vereadores.
Rogério Monte Alto/PMSAuditores do Tribunal de Contas fizeram palestra sobre o tema
“A implantação do sistema de controle interno irá melhorar a fiscalização das contas públicas e proporcionar mais transparência, que é uma meta da nossa gestão. Estamos seguindo o estabelecido na Lei e as recomendações do Tribunal de Contas”, ressaltou o prefeito da Serra, Audifax Barcelos.

O Sistema de Controle Interno está previsto nos artigos 70 e 74 da Constituição Federal ao qual estabelece a fiscalização contábil, financeira, orçamentária e patrimonial de cada poder. O Tribunal de Contas do Estado, através da resolução 227/2011, estabeleceu prazos e sanções para a implantação do Sistema nos municípios capixabas. Este Sistema normatizará toda estrutura organizacional da Prefeitura, abrangendo todas as secretarias e órgãos da administração direta e indireta.

A CGM será o órgão que irá monitorar e garantir que estes procedimentos estejam sendo cumpridos por todas as pastas e poderes municipais. “Com as normas e procedimentos internos nós vamos ter uma maior organização e agilidade nos processos. Melhor otimização dos recursos, maiores resultados econômicos e também, depois de efetivamente implantando o Sistema de Controle Interno, suas ferramentas servirão de auxílio aos gestores para tomada de decisão evitando possíveis erros e notificação por órgãos de controle”, afirmou a controladora geral do município, Magaly Nunes do Nascimento.

A controladora disse também que devido a CGM ser a unidade central de controle de todo o sistema será necessária uma nova estruturação da pasta.
Rogério Monte Alto/PMSPrefeito Audifax Barcelos destacou transparência

Nenhum comentário:

Postar um comentário