quinta-feira, 9 de maio de 2013

Serra terá observatório do trabalho


Objetivo é melhorar a qualificação profissional no município da Serra
André Toscano
Com o objetivo de melhorar a qualificação profissional, o município da Serra vai implantar um observatório do trabalho. A ação foi definida nesta quarta-feira (8), durante a reunião do Conselho Gestor Municipal de Desenvolvimento Econômico (Cogedes), que discute políticas de atração de novos investimentos empresariais e institucionais e a manutenção das empresas instaladas na cidade.
André Toscano/PMSReunião do Cogedes foi na quarta (8), com participação do prefeito Audifax
“O observatório do trabalho será uma ação integrada com as empresas, em que vamos fazer o monitoramento do mercado, identificando as demandas de qualificação profissional de cada setor produtivo. Paralelo a isso, serão organizados os cursos para atender as demandas do mercado de trabalho”, explicou o prefeito da Serra, Audifax Barcelos.

O secretário estadual de Educação, Klinger Barbosa, destacou a importância de promover mais investimentos na educação fundamental e no ensino médio. “Hoje nós temos cerca de 50 mil pessoas, entre 25 e 39 anos, que não completaram o ensino médio, fruto de um passivo acumulado de anos. Temos que enfrentar essa questão, pois isso dificulta a inserção desse cidadão no mercado de trabalho. O Governo do Estado é parceiro neste desafio”. O secretário disse também que as escolas da rede pública do Espírito Santo vão ofertar cursos de nível superior na área de tecnologia.
A Serra recebe muitas pessoas de outras cidades e essa forte migração também sobrecarrega a rede municipal de ensino. “Temos que levar em consideração o aumento da migração para a cidade. Hoje temos em média 50 solicitações de vagas por semana em nossa rede de ensino. Precisamos da ajuda do Governo do Estado nesta questão”, ressaltou a secretária de Educação da Serra, Graça Cota.

A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), vai oferecer 5 mil vagas de cursos de qualificação profissional somente no primeiro semestre de  2013. A intenção é ampliar ainda mais a oferta de capacitações com base na demanda de mercado, contando com a parceria do “Sistema S” e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
A reunião do Cogedes contou com a presença do secretário estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, Jadir Pella; além dos secretários municipais de Governo, Silas Maza; Planejamento Estratégico, Marinely Magalhães; Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti; Meio Ambiente, Luiz Carlos Bezerra; Trabalho, Emprego e Renda, Fernanda Souza; e de Agricultura e Pesca, Paulo Menegueli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário